Assembleia legislativa do Ceará e Instituto de Direito de Família assinam termo para promover cultura de paz

Blog do  Amaury Alencar
0
Assinatura do termo de cooperação técnica para desenvolver, fortalecer e difundir a cultura de pazAssinatura do termo de cooperação técnica para desenvolver, fortalecer e difundir a cultura de pazFoto: Leomar
A Assembleia Legislativa do Ceará, por meio do Centro de Mediação e Gestão de Conflitos (CEMGEC), e o Instituto Brasileiro de Direito de Família (IBDFAM) assinaram, nesta quarta-feira (29/06), no Comitê de Responsabilidade Social da Casa, termo de cooperação técnica para desenvolver, fortalecer e difundir a cultura de paz com relação às temáticas envolvendo o direito das famílias.

Através do CEMGEC, que funciona há um ano, a Alece media conflitos no âmbito familiar, realizando gratuitamente a gestão de conflitos de forma pacífica, por meio da mediação e dos círculos restaurativos, com o fim de incentivar e fortalecer a cultura de paz. O órgão também atua na mediação entre vizinhos, questões condominiais e área imobiliária.

A primeira-dama do Legislativo e idealizadora do Comitê de Responsabilidade Social da Alece, Cristiane Leitão, destacou a importância da parceria com o IBDFAM. “O órgão vai ser um parceiro muito importante porque vai fortalecer essa mediação com as famílias. Hoje estamos passando por uma série de conflitos nos lares que foram agravados com a pandemia, como abuso, violência doméstica, e tudo isso traz desestrutura. O IBDFAM nos ajudará a resolver os conflitos familiares através do diálogo”, pontuou.

A terceira-secretária da Mesa Diretora da Alece, deputada Érika Amorim (PSD), comemorou a celebração do acordo. “A gente fica extremamente feliz com o trabalho do Centro de Mediação juntamente com o IBDFAM. A parceria vai construir, através da capacitação dos profissionais, a qualificação do atendimento, de um momento de escuta, de um alinhamento e uma conversa com as famílias que explique os seus direitos. A gente acredita que essa parceria promoverá para as comunidades momentos de paz”.

Coordenadora do Centro de Mediação e Gestão de Conflitos, Raísa Pontes ressaltou a importância de mediar a paz nos lares. “A família é a base de tudo, como já está na Constituição. A gente tem que prezar dentro das famílias pela cultura de paz, seja um caso de guarda, para que eles possam ser protagonistas das suas decisões. A gente busca trazer o fortalecimento e a difusão da cultura de paz”.

A presidente do IBDFAM, Gabriela Lima, ressaltou a importância da parceria para atingir os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU). “A Assembleia vem com essa agenda 20/30 para atender as ODSs, e nós do IBDFAM viemos contribuir com a Assembleia nessa rede de instituições, que venham promover a ação social, uma justiça mais célere. É uma parceria que está começando, através de apoio e explicações para as pessoas que estiverem precisando”.

O Instituto Brasileiro de Direito de Família (IBDFAM) é uma instituição jurídica não governamental, sem fins lucrativos, que tem o objetivo de desenvolver e divulgar o conhecimento sobre o direito das famílias, além de atuar como força representativa da sociedade no que diz respeito às suas relações e aspirações sociofamiliares. Foi criado em 25 de outubro de 1997, em Belo Horizonte (MG), onde estabeleceu sede nacional.

O Centro de Mediação foi idealizado pela primeira-dama da Casa, Cristiane Leitão. Possui convênio com a Vice-Governadoria do Estado, assim como outros parceiros, no sentido de viabilizar uma atuação integrada no âmbito da pacificação social e ressignificação dos conflitos. Ao longo deste primeiro ano de atividades, o órgão desenvolveu trabalhos que beneficiam a população, com viabilização do diálogo, além do fortalecimento de vínculos e políticas públicas que oferecem alternativas de soluções e pacificação.

Participaram ainda da assinatura do termo a coordenadora do Comitê de Responsabilidade Social da Alece, Luanna Brasileiro; o secretário do IBDFAM-CE, Alexandre França, e a articuladora interna do Centro de Mediação e Gestão de Conflitos, Marcela Pontes.

Postar um comentário

0Comentários
Postar um comentário (0)