TCE CEARÁ JULGA PROCESSO ENVOLVENDO IRREGULARIDADES EM PROCESSO LICITATÓRIO NA CÂMARA MUNICIPAL DE PARAMOTI

Blog do  Amaury Alencar
0

 


O Plenário do Tribunal de Contas do Estado do Ceará julgou procedente, por maioria, o processo de denúncia (nº 02700/2019-8) relacionada à Câmara Municipal de Paramoti, durante sessão extraordinária que ocorreu no dia 24 de novemrbro, de relatoria do conselheiro substituto (auditor), Itacir Todero. O Colegiado decidiu pela aplicação de multa no valor individual de R$ 3.500,00 ao Presidente da Câmara Municipal e ao Presidente da Comissão de Licitação.

O processo refere-se a denúncia que examinou irregularidades em processo licitatório (tomada de preços) que objetivava a contratação de serviços técnicos contábeis para a Câmara Municipal de Paramoti. De acordo com a relatoria, constatou-se a utilização indevida do critério “técnica e preço” na tomada de preços, já que a Câmara não trouxe elementos para demonstrar a complexidade do serviço a ser contratado, não se verificando vantagem para a Administração na escolha desse critério de julgamento. Também motivaram a decisão do Colegiado a existência de cláusulas no edital da licitação que restringiam a participação de interessados e a ausência de detalhamento na planilha de custos para a execução dos serviços a serem contratados.

Foi emitida a determinação que a Câmara Municipal não prorrogue o contrato decorrente da licitação analisada. Também ao mesmo órgão legislativo foi recomendado que, em futuros procedimentos licitatórios, apresente justificativas para a inadmissão de consórcios de empresas, de forma a afastar quaisquer questionamentos acerca da decisão adotada. Aos responsáveis, foi oferecido prazo para pagamento das multas. Da decisão, cabe recurso.


                      Sobral de Prima 

Postar um comentário

0Comentários
Postar um comentário (0)