PROFESSOR DA UECE LANÇA SOBRE COM DOCUMENTOS HISTÓRICOS DO MUNICÍPIO DE TAUÁ

Blog do  Amaury Alencar
0


O livro DOCUMENTOS HISTÓRICOS DO MUNICÍPIO DE TAUÁ, de autoria do Professor João Álcimo Viana Lima (da Universidade Estadual do Ceará e atual secretário da Educação de Tauá) e publicado pela Editora Caminhar, reúne uma coletânea de documentos referentes à história do Município de Tauá (antigo São João do Príncipe), situado na microrregião do Sertão dos Inhamuns, no sudoeste do Estado do Ceará. 

Os 35 documentos trazidos a lume estão organizados em ordem cronológica, iniciando com a carta de sesmaria localiza¬da no Riacho Tauá, de 1717, que foi definida pelo pesquisador Joaquim de Castro Feitosa como a “certidão de nascimento”da urbe, que, em 1802 foi elevada à categoria de Sede Municipal. 

A grafia dos documentos foi atualizada às regras defini¬das no Acordo Ortográfico celebrado entre os países falantes da Língua Portuguesa, assinado no Brasil em 2008. 

O jornalista e escritor Vianney Mesquita, que fez a apreciação literocientífica da obra, ressalta que: “Na transferência desses referenciais para o livro Docu¬mentos Históricos do Município de Tauá, convém exprimir, além de eles assentarem coerentemente como rememorações de grande distinção para o leitor conhecer e apreciar a evolu¬ção do Município sob argumento – com seus termos, fogos e almas – estão pormenorizados com apreciável exatidão em notas nas bases das páginas. Estas vêm acrescidas de minu¬dentes informações complementares, concedendo ao público ledor, mormente de Tauá e dos Inhamuns, a oportunidade de engrandecer seus haveres culturais atinentes à matéria”. 

A prefaciadora do livro, Patrícia Aguiar (prefeita de Tauá), comenta que: “A rica e extensa referência bibliográfica e os arquivos históricos desta publicação nos fazem viajar a um passado re¬pleto de situações e contextos que forjaram a cultura e o modo de vida do tauaense. É a base da formação de um povo bravo e guerreiro que nunca esmoreceu diante dos desafios”.


Tags

Postar um comentário

0Comentários
Postar um comentário (0)