Projeto de irrigação criado por alunos de Granja está entre os semifinalistas de programa da Samsung

Blog do  Amaury Alencar
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Alunos do 3º ano da Escola Estadual Guilherme Teles Gouveia, no município de Granja, são semifinalistas em programa da Samsung(foto: Reprodução/Facebook/EEEP Guilherme Teles Gouveia)
Alunos do 3º ano da Escola Estadual Guilherme Teles Gouveia, no município de Granja, são semifinalistas em programa da Samsung(foto: Reprodução/Facebook/EEEP Guilherme Teles Gouveia)


Um projeto de irrigação criado por um grupo de alunos do 3º ano da Escola Estadual Guilherme Teles Gouveia, no município de Granja, a 332,3 quilômetros de Fortaleza, está entre os semifinalistas da 8ª edição do Prêmio Respostas para o Amanhã, iniciativa brasileira do Solve For Tomorrow, programa global da Samsung. O projeto idealizado pelos estudantes trata-se de um sistema de irrigação alternativo com uma bomba hidrostática de baixo custo para auxiliar os agricultores locais.

A ideia busca ser uma slução para os trabalhadores, que até então só trabalhavam nas plantações durante o período de inverno por dificuldade em irrigá-las nos demais meses do ano, em razão da escassez de água na região. Conforme o professor e orientador do projeto, André Luiz Rocha, o desafio é regar a plantação em estações com menos chuva, principalmente no verão.

Os estudantes do 3º do ensino técnico em Agropecuária iniciaram a criação de uma bomba hidrostática. Com o equipamento, é possível fornecer uma determinada quantidade de água por meio da pressão.

No projeto, garrafas retornáveis de dois litros e um calibrador de pneu para medir a pressão do recipiente são capazes de manter a irrigação das plantações por muito mais tempo.

André Luiz Rocha informa que foram repassados aos alunos o funcionamento da bomba hidrostática e a parte técnica. Com isso, quatro protótipos foram criados pelo grupo. O professor lembra que os equipamentos foram levados à praça pública da cidade de Granja para a realização de teste.


Após a fase, o grupo procurou pessoas com pequenas plantações de coentro, cebola e tomate para testar novamente o equipamento que, segundo André, foi aprovado pela população local.

Cerca de 45 unidades do sistema de irrigação de baixo custo estão em funcionamento no município cearense. Conforme os alunos, o objetivo agora é levar oficinas de capacitação para agricultores das cidades no entorno, de forma a ensiná-los como produzir seus próprios sistemas de irrigação e ajudá-los em suas plantações.

O professor André Luiz relembra que no começo as pessoas não acreditavam que o projeto funcionaria, mas ele destaca que com o tempo eles viram crescer as plantações de feijão, milho, maxixe e jerimum, por exemplo, a partir do sistema de irrigação.

“Cerca de 70% da população local vive da agropecuária e, no verão, nada se desenvolve porque a cidade é muito seca. Graças ao projeto, essas pessoas podem cultivar o ano todo e, além de vender, também trocam produtos entre elas”, diz André.

O programa

Está é a 8ª edição do Prêmio Respostas para o Amanhã, iniciativa brasileira do Solve For Tomorrow, programa global da Samsung que desafia alunos e professores da rede pública de ensino a desenvolver soluções para a sociedade local com experimentação científica e/ou tecnológica por meio da abordagem STEM (sigla em inglês para Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática).

Ele está no Brasil desde 2014 e envolve mais 165 mil estudantes, 22 mil professores e cinco mil escolas públicas em 8.113 projetos inscritos.

O programa busca capacitar futuras gerações para alcançarem seu pleno potencial por meio da Educação. Ele também conta com uma rede de parceiros, como a representação no Brasil da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco no Brasil), da Rede Latino-Americana pela Educação (Reduca) e da Organização dos Estados Ibero-americanos (OEI), além do apoio do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed).


                           O POVO 

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