Mais de mil profissionais de educação em 39 escolas do Ceará tiveram Covid; ao menos 12 morreram

Blog do  Amaury Alencar
0

 


Até o último domingo, dia 6, 1.442 profissionais da educação, da rede pública e privada, foram acometidos pela Covid-19. O Data.doc - Núcleo de Dados do O POVO - traçou um perfil desses trabalhadores, e identificou que — a partir de uma amostra de 535 casos, que representa 37% do total em profissionais da educação.

Os professores da educação básica (ensino fundamental e médio) correspondem a 90% dos casos confirmados da doença na categoria. O levantamento foi realizado na base do IntegraSus - plataforma da Secretaria da Saúde do Estado do Ceará (Sesa) que reúne informações sobre a Covid-19.

Além de protocolos frágeis, os dados não representam a realidade. Devido ao mau preenchimento dos campos e à não obrigatoriedade do registro da Classificação Brasileira de Ocupações do Ministério do Trabalho e Emprego (CBO-MTE), não é possível ter o número exato de professores acometidos pela doença, e muito menos mapear as escolas de origem. Os registros referentes a casos da doença, por unidade de educação, são restritos à doença em alunos da rede, pelo menos é este o dado disponibilizado pelo Estado em suas plataformas.

Dos 184 municípios, foram encontrados registros em 79 cidades. Com relação aos óbitos de professores e demais profissionais da educação, também só foi possível ter um recorte da situação. A reportagem identificou 12 mortes, mas apenas em três casos foi possível localizar a cidade de origem das vítimas, sendo duas de Fortaleza e uma da cidade de Capistrano. As vítimas tinham de 50 a 69 anos, e trabalhavam na educação superior e na básica.

O Povo

Postar um comentário

0Comentários
Postar um comentário (0)