Bolsonaro inaugura Trecho 4 da transposição do Rio São Francisco em Alagoas

Blog do  Amaury Alencar
0

 



                                    
                                                       foto Alan Santos / PR 

O presidente Jair Bolsonaro participou nesta quinta-feira (13) da abertura das comportas de um trecho do Canal do Sertão Alagoano da transposição do Rio São Francisco. O evento foi no município de São José da Tapera, no Semiárido alagoano, e contou com a presença de ministros e parlamentares, incluindo o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), e o senador e ex-presidente da República Fernando Collor de Melo (PROS-AL).

O trecho inaugurado tem 30 quilômetros de extensão e vai abastecer cerca de 113 mil famílias em quatro municípios. Ao todo, o Canal do Sertão Alagoano terá cerca de 250 quilômetros de extensão e abrangerá 42 municípios, atendendo mais de 1 milhão de famílias no estado. O sistema adutor (transporte da água) capta água no reservatório da Usina Hidrelétrica de Moxotó, no município de Delmiro Gouveia, e segue até a cidade de Arapiraca. O canal tem cerca de 15 metros de largura e 3 metros de profundidade.

“Esta obra aqui, no nosso estado de Alagoas, é mais uma das tantas que, graças a Deus, estamos conseguindo concluir em nosso mandato. Obras que pareciam infindáveis”, afirmou Bolsonaro em discurso após a abertura das comportas. Iniciada em 2007, durante o segundo mandato do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a transposição do Rio São Francisco tinha previsão de ser concluída em 2012, mas houve atrasos sucessivos.

Este foi o terceiro compromisso do presidente em Alagoas nesta quinta-feira. Mais cedo, Bolsonaro participou da entrega de 500 moradias populares pelo programa habitacional do governo federal, além da inauguração de um viaduto na BR-316, na região metropolitana de Maceió.

Suspensão de bombeamento

A suspensão do bombeamento no Eixo Norte do Projeto de Integração do Rio São Francisco foi adiada para o dia 25 de maio. Inicialmente, a paralisação estava prevista para começar nesta segunda-feira (10). A interrupção será realizada para a execução de serviços de manutenção no Trecho 1, entre a captação e a Barragem Jati. O adiamento foi confirmado na última sexta-feira (7), pelo Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR).

De acordo com o MDR, a paralisação deve durar cerca de 45 dias, conforme estava programado antes. Durante a interrupção, serão realizadas manutenção na Estação de Bombeamento 1 e a troca de válvulas das motobombas das Estações de Bombeamento 2 e 3, responsáveis por levar a água do Velho Chico para Pernambuco, Ceará, Paraíba e Rio Grande do Norte.

A suspensão do bombeamento também servirá para a manutenção de revestimento nos canais que integram todo o sistema de operação do Trecho 1 do Projeto. A execução dos serviços foi discutida entre o MDR e os estados beneficiados. Durante a parada, serão suspensos os fornecimentos de água derivados do Eixo Norte.

Inicialmente, a data prevista para execução dos serviços era 15 de março e depois passou para o dia 10 de maio. O primeiro adiamento teve o objetivo de melhor aproveitar a quadra chuvosa, aumentando a eficiência da chegada das águas ao estado do Ceará.

Com informações de O Povo Online e Agência Brasil

Postar um comentário

0Comentários
Postar um comentário (0)