Covid-19: Agefis notificou 26 academias em duas semanas por más condições sanitárias em Fortaleza

Blog do  Amaury Alencar
0










 Academias estão fora da 4ª Fase de retomada econômica em Fortaleza (Foto: Edimar Soares em 25-06-2013)
Academias estão fora da 4ª Fase de retomada econômica em Fortaleza (Foto: Edimar Soares em 25-06-2013)

Pelo menos 26 academias foram notificadas pela Agência de Fiscalização de Fortaleza (Agefis) no período de duas semanas em ações de fiscalização devido a retomada econômica em Fortaleza. Foram 49 academias visitadas entre 30 de julho último e o dia 13 deste mês. Apenas 28 estabelecimentos estavam em condições adequadas para funcionar. Fortaleza teve 629 estabelecimentos fechados por descumprimento das medidas do decreto desde maio deste ano.

Conforme a Agefis, 13 das academias monitoradas foram notificados sobre condições higiênico-sanitárias. Outras 13 foram notificados em relação às medidas de enfrentamento à Covid-19. Ao todo, o órgão realizou 275 operações para monitoramento, abordagens a estabelecimentos e ordenamento de filas


Conforme a Agefis, 13 das academias monitoradas foram notificados sobre condições higiênico-sanitárias. Outras 13 foram notificados em relação às medidas de enfrentamento à Covid-19. Ao todo, o órgão realizou 275 operações para monitoramento, abordagens a estabelecimentos e ordenamento de filas entre os dias 1 a 21 deste mês.


 No Centro da cidade, 37 ambulantes foram orientados a sair de praças e calçadas nesses 21 dias de agosto. Além disso, os fiscais da Agefis trabalharam em ordenamento de filas com orientação sobre o distanciamento social e higienização de mãos com álcool gel 70%. Panfletos educativos e máscaras de tecido foram distribuídas.

Ainda de acordo com o órgão, a atuação no Centro é reforçada em dias de abertura dos galpões no entorno da Catedral de Fortaleza e nas vias próximas, a exemplo da rua José Avelino - conhecida pela intensa presença dos feirantes.

"Os fiscais atuam abordando os ambulantes que circulam na região, orientando para que desocupem o espaço público e alertando que a irregularidade pode resultar em multa e apreensão de mercadorias", diz a nota. "Na região também ocorre a formação de extensas filas dos que aguardam a abertura e acesso aos galpões e lojas".

A Agefis diz que age na região diariamente, com o apoio da Guarda Municipal, da Polícia Militar e da Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC). De 8 de maio a 21 de agosto, Agefis realizou mais de 3.105 operações de monitoramento. Deste total, 90 ações foram em feiras.


Restaurantes


Em julho, o foco das inspeções foi em restaurantes, lanchonetes e congêneres para verificar se a manipulação de alimentos estava sendo feita forma adequada, conforme as legislações vigentes e os Decretos Municipais sobre as ações de enfrentamento à Covid-19.

No setor, a operação foi entre os dias 7 e 30 de julho, com 125 estabelecimentos verificados. Desses, 70 foram notificados pelas condições higiênico-sanitárias e 88 foram notificados por descumprimentos às medidas de enfrentamento à Covid-19.

O POVO 

Postar um comentário

0Comentários
Postar um comentário (0)