UM EXEMPLO QUE VEM MAIS UMA VEZ DE BARROQUINHA: "GUARDIÕES DOS MANGUES TEM INICIATIVA PRÓPRIA, TOMAM DECISÃO, CRIAM PROJETO E PÕEM A MÃO NA MASSA NUMA AÇÃO EDUCATIVA SEM PRECEDENTES QUE DIGNIFICA O CEARÁ"

Blog do  Amaury Alencar


Liderados pelo jovem ambientalista Elenilson Carvalho (foto), Júnior Sales, Alerrandro Rocha, Jonas Bezeraa, Régis Carvalho, Francisco Linhares, Gabriel Gouveia, Teresa Gouveia entre outros incomodados com o LIXO deixado num dos mais belos Santuários Naturais do Município de Barroquinha OS MANGUES DA COMUNIDADE DA CHAPADA, tomaram uma decisão inédita: - Criaram um Projeto para monitorar o local , erguerem uma barraca ecologicamente correta, colocaram placas educativas, ergueram um portal no Porto do Rio como é conhecido, tudo simples porém, tornou o local mais atrativo e o transformaram um verdadeiro cartão postal; - Plantaram coqueiros, - Fizeram um MUTIRÃO DE LIMPEZA NOS MANGUES o que foi inédito, deixando o local tal como foi criado, reinando lá apenas os manguezais, que são um PATRIMÔNIO AMBIENTAL que eles e a comunidade respeitam. Esses jovens foram responsáveis pela plantação de mangues há uns 10 anos atrás, recuperando áreas consideráveis, numa atividade lúdica e de Educação Ambiental, coordenadas sempre pelo ambientalista Jorge de Moura e acompanhado por Professores locais. 
O artista e designer gráfico Adam Ramos filho da localidade, criou a arte do Projeto idealizado pelos Jovens Protetores dos Mangues da Chapada, quatro barracas que não agridem o Meio Ambiente, nem o local por ser ecologicamente corretas, que servirá de abrigo e também para monitorar o local já que o Sol escaldante é um complicador. O local também servirá para o congraçamento entre as pessoas da comunidade e visitantes. Com sombra, ficará mais fácil realizar reuniões, campanhas de educação ambiental, mutirão de limpeza porém, o nosso apelo e o nosso grito é que, as pessoas por favor deixe apenas suas pegadas na areia. Produziu lixo, que o leve de volta e deixe nosso Paraíso "in natura", é o grito dessa juventude ordeira, sadia e de esmerada educação. Adoram uma pelada e o local os dá essa oportunidade de maneira natural e saudável.
O ICMBIO, Patrimônio da União, SEMA - Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Prefeitura Municipal serão CONVIDADOS por esses jovens que querem ver seu PROJETO CONCRETIZADO, esse projeto nasceu da necessidade social do local, há o espaço adequado para isso porém, nunca houve uma preocupação com o COLETIVO local, agora arregaçamos as mangas porque queremos o bem estar social coletivo e esses Órgãos poderão ser nossos PARCEIROS, não poderemos abrir mão dessas PARCERIAS, finalizou o líder jovem ELEILSON CARVALHO.
Nós que fazemos o BLOG do Amaury de Alencar e o SITE Matheus Repórter Cariri não poderíamos dar as costas a LUTA e a ATITUDE desses jovens, eles terão o nosso irrestrito apoio e a grande mídia estará do lado deles para apoia-los, a causa é nobre e esse exemplo o País está necessitando conhecer. Parabéns BARROQUINHA por ter jovens com visão de futuro!