Decisão final: mesmo com liberação estadual, Crajubar, Brejo Santo e Iguatu permanecem em isolamento rígido

Blog do  Amaury Alencar
Desde a última sexta-feira (24), os moradores das maiores cidades do sul do Ceará se deparam com medidas divergentes sobre a permanência ou não em isolamento social rígido, imposto pelo aumento de casos da Covid-19 na região.
‘Dia D de Combate ao AVC’ promove ações de prevenção e tratamento em Juazeiro nesta sexta (25)
Aina na sexta, o Governador do Estado, Camilo Santa, anunciou via live nas redes sociais que Juazeiro do Norte, Crato, Barbalha e Brejo Santo permaneceriam em isolamento sociamais rígido (lockdown), na chamada na Fase de Transição da Economia, por mais uma semana.
Já no sábado (25), o Decreto afirmava a continuação da “fase de transição” em todos os municípios cearenses, incluindo as quatro cidades no Cariri, sem citar o isolamento social mais rígido. Com o anúncio, a empresa responsável pelas linhas intermunicipais Viametro Cariri divulgou o retorno das rotas. As rotas de ônibus municipais seguem funcionando com menor quantidade na oferta.
No domingo (26), os municípios decidiram, via decreto, que permaneceriam sim em “lockdown”. As cidades tem a autonomia para tal decisão. Sendo assim, a decisão final dos maiores municípios do Cariri e Iguatu é permanecerem como vêm nas últimas semanas, em isolamento rígido. O transporte intermunicipal está suspenso em Juazeiro do Norte, Crato e Brejo Santo. Já em Barbalha, o decreto que regulamenta ou não ainda não foi publicado. Em Iguatu, fica autorizado o embarque e desembarque interestadual e intermunicipal nas dependências do da rodoviária, desde que observada a limitação de 30%.