UFCA cede laboratório e equipamentos para acelerar diagnósticos de Covid-19 no Cariri

Blog do  Amaury Alencar


A Universidade Federal do Cariri (UFCA) disponibilizou ao Governo do Ceará equipamentos para reforçar o diagnóstico de Covid-19 no Cariri. 

 Nenhuma descrição de foto disponível.

O Laboratório Central de Saúde Pública de Juazeiro do Norte (Lacen regional) foi formalmente comunicado na manhã da última quinta-feira, 26 de março.

 Os equipamentos, um termociclador e um RT-PCR (polymerase chain reaction, ou “reação em cadeia da polimerase em tempo real”, em tradução livre), que analisam amostras de pacientes possivelmente com o novo coronavírus, estão atualmente em um laboratório da Faculdade de Medicina (Famed/UFCA), em Barbalha, já calibrados e em local descontaminado. 

As autoridades estaduais precisam apenas disponibilizar os kits de testagem e deslocar os profissionais até a Universidade para manuseio dos equipamentos. 

Atualmente, conforme o diretor da Famed/UFCA, Cláudio Gleidston, os testes para Covid-19 no Ceará estão centralizados no Lacen de Fortaleza, que dispõe apenas de um equipamento para diagnóstico.

 Para reforçar a capacidade de testes do estado, a Universidade Federal do Ceará (UFC) cedeu dois dos seus equipamentos, que servem habitualmente ao Laboratório de Citogenômica do Câncer do Núcleo de Pesquisa e Desenvolvimento de Medicamentos (NPDM) da UFC e ao Centro de Diagnóstico de Enfermidades de Organismos Aquáticos (Cedecam). 

Com a cessão do equipamento da UFCA, é possível que o Lacen regional consiga realizar os diagnósticos no Cariri, evitando o deslocamento das amostras até Fortaleza. 

Termociclador e RT-PCR 
De acordo com o diretor da Famed/UFCA, o chamado termociclador qualifica o que há em um material biológico, atestando simplesmente a presença (ou não) de agentes patológicos procurados pelos reagentes específicos. Já o RT-PCR, além de identificar o patógeno buscado, é capaz de demonstrar quantitativamente a sua presença: “O termociclador consegue testar cerca de 6 amostras simultâneas, em aproximadamente 8h. Já o RT-PCR amplia a capacidade de testagem simultânea para algo em torno de 20 amostras. Como esse exame demanda muitos reagentes e, até ontem, o Lacen só dispunha de um equipamento para testagem, então o laboratório vem esperando o acúmulo de algumas amostras para a execução do exame”, detalha.