URCA: Museu Plácido Cidade Nuvens lança ‘Campanha Lugar de Fóssil é no Museu’ em Santana do Cariri

Blog do  Amaury Alencar

A Universidade Regional do Cariri (URCA), através do Museu de Paleontologia Plácido Cidade Nuvens e do Geopark Araripe, estará lançando em Santana do Cariri, nesta quinta-feira, 21, às 15 horas, com a presença do Reitor da URCA, Professor Francisco do O' Lima Junior e autoridades locais, a ‘Campanha Lugar de Fóssil é no Museu’.


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Na ocasião, serão repassadas como doação, pelo estudante Natanael Alex Alves Pereira, cerca de mil peças fósseis para integrar o acervo do equipamento administrado pela Universidade.

Esse trabalho, segundo o diretor do Museu, Professor Alysson Pinheiro, tem uma grande relevância no sentido de promover uma conscientização maior quanto à preservação do patrimônio fossilífero da Chapada do Araripe.

O Museu detém uma das maiores coleções de fósseis do período Cretáceo do mundo e recentemente passou por uma grande reforma, possibilitando a exposição das peças de forma mais didática e interativa com os visitantes.

O lançamento da campanha acontece na abertura da Paleofesta, pelos 134 anos de Santana do Cariri. Durante a programação serão realizadas duas oficinas pelo Geopark Araripe, com pintura do Soldadinho do Araripe na pele e argila.



Mostra dos trabalhos do GEA-Terra Mãe deve reunir 250 jovens nesta quinta-feira, 21

A mostra dos trabalhos da 6ª edição do projeto GEA-Terra Mãe, promovida pelo Geopark Araripe, deve reunir 250 jovens nesta quinta-feira (21/11), no Ginásio Poliesportivo da Universidade Regional do Cariri (URCA), em Crato, das 8h às 15h. O intuito da culminância do projeto é promover a integração entre os alunos de 38 escolas dos seis municípios integrantes do Geopark Araripe.


O objetivo 11 da UNESCO Cidades e Comunidades Sustentáveis foi o mote para esta  edição do evento voltado para estudantes que frequentam o ensino fundamental e médio de escolas das seis cidades que compõem o território do Geopark Araripe. Professores e alunos realizaram uma série de intervenções para melhorar o ambiente escolar como organização de coleta seletiva, implantação de hortas, pinturas de paineis, registro fotográfico de prédios históricos, implantação de biblioteca itinerante, arborização de escolas, entre outros.

O concurso pretende sensibilizar para a importância dos conhecimentos em torno das geociências, a partir de atitudes sustentáveis; promover a geodiversidade e cultura regional em articulação com artistas locais e desenvolver ideias práticas que promovam a valorização do espaço onde estudam/moram.

De acordo com uma das organizadoras do evento, professora Neuma Galvão, a principal contribuição para estudantes e escolas é possibilitar trabalhar um dos temas da Agenda 2030 da UNESCO, contribuindo com o conhecimento de forma diversificada na escola com projetos de intervenção no ambiente escolar e na comunidade.