ADS

Ads 970x90

Município de Granjeiro pode ser extinto por proposta do Governo Federal

Em publicação enviada nesta terça-feira (5), pelo presidente Jair Bolsonaro (PSL), ao Congresso Nacional, está em trâmite proposta de extinguir municípios com cerca de 5 mil habitantes e arrecadação menor que 10% da receita. Um destes municípios é Granjeiro,que possui cerca 4.844 habitantes, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

 Município de Granjeiro pode ser extinto por proposta do Governo Federal

Segundo o secretário especial de Fazenda, Waldery Rodrigues, 1.254 municípios atendem às duas condições (poucos habitantes e baixa arrecadação). Granjeiro portanto, voltaria a ser um distrito de Caririaçu, que havia se desmembrado em 10 dezembro 1957, conforme Lei Estadual nº nº 3963.

O ponto consta da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) do Pacto Federativo, enviada nesta terça por Bolsonaro ao Senado.  A PEC também estende as regras da execução do Orçamento federal aos estados e municípios. A regra de ouro (teto de endividamento público) e o teto de gastos seriam estendidos aos governos locais.

As prefeituras e os governos estaduais também poderão contingenciar (bloquear) parte dos Orçamentos dos Poderes Legislativo, Judiciário e do Ministério Público locais. Atualmente, somente a União pode contingenciar verbas de todos os Poderes. Os governos locais só conseguem bloquear recursos do Poder Executivo.

A PEC também proíbe que estados e municípios se apropriem de recursos de fundos de pensão e depósitos judiciais de ações entre particulares para pagarem despesas.


Badalo 
Município de Granjeiro pode ser extinto por proposta do Governo Federal Município de Granjeiro pode ser extinto por proposta do Governo Federal Reviewed by blogdoamauryalencar.blogspot.com.br on 20:22 Rating: 5

Random Posts

3/random/post-list