Erinaldo Dantas, presidente da OAB/CE, está à frente do evento.

A OAB do Ceará, através da Comissão de Direito Sindical, promoverá nesta quinta e sexta-feira, o III Congresso Brasileiro de Direito Sindical, que terá como tema central “Sindicalismo: Desafios diante dos Retrocessos e da Revolução Tecnológica – Caminhos e Perspectivas”. O evento ocorrerá no auditório da sede da entidade e reunirá nomes de grande relevância em torno desse tema.

Quais são os desafios do movimento sindical frente aos retrocessos que visam paralisar as entidades e tirar direitos dos trabalhadores? De que maneira o movimento sindical precisa agir para combater o avanço dos retrocessos e buscar formas que visem o fortalecimento das instituições? Como valorizar os trabalhadores diante da incerteza política e econômica que ronda o país? Como a utilização de ferramentas tecnológicas torna as condições de trabalho mais precárias? E, diante disso, como proteger o trabalhador? Eis indagações que permearão palestras e debates do evento.

Nomes já confirmados

Everardo Gaspar, professor da Faculdade de Direito do Recife, atua nos programas de graduação, mestrado e doutorado e doutor em Direito pela Universidade de Deusto-Espanha; Alessandra Camarano, advogada, presidente da Associação Brasileira dos Advogados Trabalhistas (ABRAT); e Gilberto Sturmer, advogado e membro da Academia Brasileira de Direito do Trabalho, Doutor em Direito do Trabalho pela Universidade Federal de Santa Catarina (2005) e Pós-Doutor em Direito pela Universidade de Sevilla (Espanha) (2014).

Programação
*DIA 12 – QUINTA*
17:00 horas – Credenciamento
18:00 horas – Abertura e Apresentação Artística
19:00 horas – Conferência de Abertura
*DIA 13 – SEXTA*
9:00 – Sindicalismo no Contexto do Desemprego Estrutural
10:30 – O Papel da Advocacia E Suas Perspectivas Diante do Desmonte dos Direitos Trabalhistas – As Mulheres com a Palavra
12:30 – Intervalo almoço
14:00 – Liberdade Sindical – União dos Movimentos Sociais e Pautas do novo Sindicalismo
16:00 – As novas ferramentas de trabalho, o impacto das tecnologias. A proteção ao trabalhador “livre” x subordinação
17:30 – MESA DE ENCERRAMENTO.
(Foto – OAB/CE)


Eliomar de Lima