Acolhida e júbilo marcam festa do Imaculado Coração de Maria em Abaiara

Blog do  Amaury Alencar
Entrada da réplica da imagem da padroeira. (Foto: Patrícia Silva)
Abaiara é uma terra de gente acolhedora e no período da festa da padroeira esta característica é ainda mais notada, pois a cidade passa a receber os devotos, de perto e de longe, como a Mãe que acolhe seus filhos e os carrega, com amor, em seu coração. É o que dá pra sentir chegando ao município, entrando na Matriz.

A singeleza das cores da ornamentação da Igreja (em tons dourado, rosa e azul bebê) remete os fiéis à humildade e realeza da maternidade de Maria. Já nas paredes laterais se vê sinais da tão presente acolhida: painéis com a imagem do Espírito Santo, pedindo iluminação para os jovens, para os visitantes, para os governantes…
Antes de começar o novenário o Cicero de Sousa David, liderança marcante da comunidade, dá as boas- vindas aos participantes. Com o microfone na mão puxa os cânticos e, em um deles, vai perguntando de onde os devotos vieram. Na última noite de novena, presidida por dom Gilberto Pastana neste sábado, dia 28 de setembro, tinha gente bem de longe, como São Paulo, e um pouco mais de perto como Nova Olinda, Crato e Juazeiro do Norte, por exemplo.

“A festa da padroeira é sempre um tempo de muitas graças e bênçãos. Um tempo favorável para o nosso crescimento espiritual. Nestes dias contamos com a grande participação dos devotos. Já estamos chegando ao fim e tenho certeza que ficarão muitas marcas, no sentido de um fortalecimento espiritual. Foi um tempo propício pra gente buscar essa proximidade com Deus através da oração e da escuta de Sua Palavra”, disse o pároco, padre Elias Ribeiro.
Quando o novenário inicia não tem como não ser inserido no clima de festividade a começar pelo coral de oitenta e oito vozes, masculinas e femininas, ensaiado, especificamente, para o período da festa. A cada sobe e desce da mão do regente Raimundo Diniz sai uma combinação de arranjos musicais que torna aquele espaço um pedaço do céu. E assim segue durante a acolhida da imagem do Imaculado Coração de Maria, do novenário e da celebração eucarística.

Nesta última noite de novena foi acolhida uma réplica da imagem original da padroeira, rica em detalhes, tão quais as da que está no altar.

A expectativa agora é para as celebrações de amanhã, considerado o ápice da festividade. A missa solene acontecerá às 9h e a procissão às 17h.
Escolhidos e enviados

O tema da festa deste ano foi “Com o Imaculado Coração de Maria, escolhidos e enviados para anunciar o evangelho”. Durante a homilia, dom Gilberto refletiu sobre a temática, além da liturgia do dia e o encerramento do mês da Bíblia.

“Somos escolhidos para anunciar o evangelho e isso a gente faz não com palavras, elas devem confirmar nossa missão. O anúncio a gente faz pelo testemunho”, enfatizou o bispo.
Afirmando que para conquistar o reino de Deus deve ser praticada Sua Palavra, dom Gilberto continuou a homilia explicando o evangelho.

“O Evangelho, em suma, quer dizer que a riqueza é um mal que corrói o coração, corrói a dignidade humana, a ponto de fazer com que o dinheiro seja o centro de tudo, deixando Deus de lado. Isso vai de encontro com o que a palavra de Deus preceitua. Devemos ter um coração de pobre, que enxerga e põe Deus no centro de nossas vidas. Dessa forma, chega -se no objetivo maior: gozar das alegrias eternas junto do Pai; obter a salvação.”

O bispo ainda disse que Jesus chama a atenção para que seja enxergada a realidade social, afirmando que isso não se trata de guerra entre classes, mas sim questão de justiça. “O cristão tem que ser solidário, se preocupar com o outro, com a vida social para que todos tenham ao menos o necessário”, pontuou.

Por: Jornalista Patrícia Silva- DRT 3815/CE