SECULT- Assaré lança 39º Cordel na Feira: Um grande evento que enaltece e divulga os nossos poetas cordelistas.

Blog do  Amaury Alencar


A gestão municipal por meio da Secretaria de Cultura, Turismo, Desportos e Lazer de Assaré em parceria com o SESC Crato lançou na manhã desta segunda-feira,12, o 39º Cordel na Feira, que é um projeto cultural que tem como principal objetivo valorizar a nossa cultura, através de publicações de folhetos, bem como propagar e difundir a literatura de cordel e a xilogravura tão presentes na terra de Patativa, nosso Poeta maior.

O Cordel é de autoria do mestre da cultura assareense, cantador e violeiro Miceno Pereira e tem como título: “Vida e Luta de José Pereira”, uma homenagem ao irmão que reside em Goiás. Além deste, o poeta já teve dois outros cordéis lançados pela SECULT-Assaré: “Vaquejada na Fazenda Entre Serra” e “Cavalgada de Fé”.

O evento como de costume, é apresentado no centro da feira e abre espaço aos artistas da terra, como sanfoneiros, violeiros, repentistas, aboiadores, que se apresentam para um grande público que lota os espaços do calçadão do mercado público por toda a manhã. Nesta edição houve também apresentação de um artista mirim dos Projetos Sociais do Canto do Patativa que tocou pífano e fez embolada.

O prefeito Evanderto Almeida, mais uma vez prestigiou o evento e disse que o Projeto Cordel na Feira é um sucesso. “Como gestor, me sinto honrado em poder contribuir com a cultura do nosso município. Para nós que estamos à frente da gestão, é bastante gratificante perceber que estamos no caminho certo, porque estamos contribuindo com a alegria de tantos artistas que têm  os seus trabalhos lançados, e de tantos outros que têm o seu espaço de apresentação na feira de Assaré.” E acrescenta: “Isso nos deixa bastante entusiasmados a continuar incentivando e apoiando todos o projetos idealizados pela equipe da Secretaria de Cultura” concluiu o prefeito.

Para o secretário de Cultura Vavá Gois este Projeto é um sonho que se concretiza. “A Cultura está viva, temos diversos projetos que vêm dando certo, temos o SESC como parceiro e a gestão Assaré de Todos como a grande entusiasta. E temos os escritores dos folhetos que são os nossos protagonistas neste projeto maravilhoso” disse o secretário comemorando a recente edição lançada.

Além de um público recorde, o Projeto recebeu a visita dos alunos da Escola Antonio da Silva Leal de Aratama, dos alunos da Escola Batista de Assaré e de uma comitiva da cidade de Altaneira que veio acompanhada do fotógrafo Garoto Beleza. Os secretários da gestão também prestigiaram o evento cultural.



Boa parte dos cordéis são distribuídos no dia do evento que acontece uma vez a cada mês, outra parte dos cordéis ficam no banco de cordéis da SECULT Assaré e a outra parte é disponibilizada para todas as escolas da rede pública municipal, estadual e também para escolas privadas, através do Projeto Kit Cultural, o qual são distribuídos nas escolas, bibliotecas e projetos do nosso município.