Na volta do Legislativo, Sarto reforça discurso de Camilo e defende atenção para "temas reais"

Blog do  Amaury Alencar

José Sarto, presidente da Assembleia Legislativa do Ceará
José Sarto, presidente da Assembleia Legislativa do Ceará(Foto: Tatiana Fortes/Tatiana Fortes)
No primeiro dia de atividades depois das férias da Assembleia Legislativa do Ceará, o presidente da casa, José Sarto (PDT), comentou falas recentes do presidente da República, Jair Bolsonaro (PSL). Para o deputado, o Governo Federal ainda está em clima de “ressaca eleitoral”, o que ele analisa ser situação “contraproducente para os brasileiros”. Ele defendeu, em coletiva de imprensa na manhã desta quinta-feira, 1º, que temas como segurança pública e desemprego sejam mais discutidos.
O posicionamento do deputado reforçou discurso do governador Camilo Santana (PT) que, nessa quarta-feira, 31, pelas redes sociais oficiais, fez um "apelo ao bom senso" e criticou a "banalização dos absurdos", dizendo que o momento não é de crises e polêmicas. O petista não mencionou Bolsonaro diretamente.



Para Sarto, apesar das declarações de Bolsonaro, não há movimentos que indiquem um pedido de impeachment do presidente. “Não podemos banalizar esse instrumento”. Ao mesmo tempo, o deputado afirma que a autoridade não está “acima do bem e do mal”, sendo o limite a Constituição. Ele disse ainda acreditar haver “muitos excessos” nas falas. Sobre a polêmica recente em que Bolsonaro usou o termo pejorativo “paraíba” se referindo aos nordestinos, Sarto rebateu dizendo que Nordeste é “quem sustenta a economia do Sul e do Sudeste”. “Nós somos todos paraíba”, frisou.
Além disso, o pedetista defendeu que a liberdade de expressão e o respeito à pluralidade de opiniões devem nortear o debate democrático.

 “A história do mundo mostra que não é o melhor caminho flertar com qualquer atalho antidemocrático”.

Trabalhos legislativos

Questões como a Lei Orçamentária Anual (LOA) devem ser prioridades no segundo semestre da Assembleia, de acordo com o presidente da casa. O Plano Plurianual do Estado também deve entrar em pauta. Outro assunto debatido será o regimento interno da AL-CE que, segundo Sarto, precisa ser atualizado para ser adequado às novas tecnologias.


Com informações do repórter Carlos Holanda