Professores de Altaneira concluem mestrado em ciências da Educação no Exterior

Blog do  Amaury Alencar
Superação, dificuldades e conhecimento são palavras que definem os momentos que passamos até a realização de um sonho.

 A imagem pode conter: 5 pessoas, incluindo Leocadia Rodrigues Soares, pessoas sorrindo, chapéu e close-up



 Em Julho de 2017 nós, Adegildo, Leocádia, Sérgio, Valneir e Cicera Bezerra decidimos fazer o curso de Mestrado em Ciências da Educação pela Universidade Interamericana, na cidade de Asunción, capital do Paraguai. 

 A imagem pode conter: 35 pessoas, pessoas sorrindo, área interna


Procuramos as formalidades e atribuições às quais passaríamos por todo o período do curso compreendendo os trâmites internacionais e o fato de lidar com outra cultura e os inúmeros aspectos que serviram de base para o conhecimento.
 A imagem pode conter: 5 pessoas, incluindo Leocadia Rodrigues Soares, pessoas sorrindo, pessoas em pé e atividades ao ar livre



 Dentre eles: a língua, os costumes, a comida, o clima muito frio e a moeda, tudo totalmente diferenciados foram empecilhos superados coletivamente. Através de seminários realizados no Brasil e de momentos de estudos que direcionaram nossas dissertações conseguimos colocar a prática educacional do município de Altaneira e ao final do curso defendemos as seguintes ideias: • 
 A imagem pode conter: 7 pessoas, incluindo Leocadia Rodrigues Soares, pessoas sorrindo, pessoas em pé


PERSPECTIVAS NA FORMAÇÃO CONTINUADA DOS PROFESSORES DE ENSINO FUNDAMENTAL DO MUNICÍPIO DE ALTANEIRA (Adegildo Domingos Santana); • A FUNCIONALIDADE DA AVALIAÇÃO EDUCACIONAL DE LARGA ESCALA NO PROCESSO DE DECISÕES POLÍTICAS E PEDAGÓGICAS (Leocádia Rodrigues Soares); • A INDISCIPLINA NO CONTEXTO ESCOLAR (Francisca Valneir Vicente da Costa); • CONVIVÊNCIA ENTRE ESCOLA E COMUNIDADE (José Sérgio Ferreira Freitas). 

Trabalhar determinados temas vivenciados no dia a dia de cada um nos proporcionou uma segurança maior ao defender uma educação voltada para a qualidade de ensino.

 A superação e a persistência de alcançar determinada realização pessoal nos instigaram à promoção de uma luta diária aliada ao conhecimento, companheirismo e parceria, que durante três anos foram as molas propulsoras para que não pudéssemos desistir. Sobretudo, o intercâmbio cultural em outro país foi de grande valia para o nosso crescimento pessoal e ampliação da visão de mundo. 

 Nossas metas foram alcançadas. No dia 15 de Julho de 2019 realizamos um sonho que foi traçado diante de muitos obstáculos, mas graças aos nossos familiares, amigos e colegas de profissão foi possível idealizar e chegar ao título esperado de mestre. 

Na oportunidade agradecemos pelo incentivo que cada um ofereceu, seja ele de um simples conselho, da compra de uma quentinha de feijoada até ao suporte de materiais de pesquisa para a conclusão do trabalho. Enfatizando e finalizando esse ciclo relembramos o grande Paulo Freire: “Me movo como educador, porque, primeiro, me movo como gente.” Gratidão, paz e amor! Turma da amizade