
O Ceará segue sob influência de uma onda de calor nos primeiros dias de 2026, com temperaturas elevadas ao menos até esta quarta-feira (7), segundo a Fundação Cearense de Meteorologia (Funceme). Em algumas regiões do estado, os termômetros podem marcar até 3 °C acima da média histórica, com máximas chegando a 39 °C.
De acordo com a Funceme, o fenômeno é provocado pelo predomínio de condições atmosféricas estáveis, com pouca nebulosidade, escassez de chuvas e baixos índices de umidade relativa do ar. Esse cenário favorece maior incidência de radiação solar e mantém o tempo seco e quente em grande parte do território cearense.
O diretor técnico do órgão, Francisco Vasconcelos Júnior, explica que uma onda de calor é caracterizada quando as temperaturas permanecem acima da média máxima histórica por, no mínimo, três dias consecutivos.
As áreas mais impactadas são o Sertão Central, Cariri, Região Norte, Sertão de Crateús e Centro-Sul. Municípios como Independência, Santa Quitéria, Sobral, Tauá e Iguatu estão entre os mais afetados, com destaque para a Região Norte e o Sertão de Crateús, onde os termômetros podem atingir 39 °C.