
O Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) conquistou o Selo Ouro de Qualidade Eleitoral e dois Prêmios Justiça Eleitoral. A entrega das premiações, idealizadas pela presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministra Cármen Lúcia, foi realizada na quarta-feira, 10 de dezembro, em Brasília.
O reconhecimento teve como propósito valorizar e incentivar boas práticas, reforçando o compromisso com a democracia e a dedicação de todos os que integram a Justiça Eleitoral. A data da cerimônia marcou também o Dia Internacional dos Direitos Humanos.
Dividido em sete categorias, o Prêmio Justiça Eleitoral selecionou 21 iniciativas finalistas, três em cada categoria. O TRE do Ceará foi vencedor em duas categorias com projetos da 28ª Zona Eleitoral, de Juazeiro do Norte.
A primeira foi Inovação em Cidadania na Justiça Eleitoral, em parceria da Universidade Regional do Cariri (Urca), que desenvolveu soluções de acessibilidade e conforto térmico nos locais de votação.
A segunda, Combate à Desinformação, com preparação de urnas participativas – combatendo a desinformação com transparência e protagonismo cidadão, que envolve cidadãos voluntários nas etapas de lacração e auditoria das urnas para combater a desinformação.