Iguatu : Eleita e empossada primeira diretoria da Associação de Desenvolvimento Turístico do Centro-Sul Cearense

Blog do  Amaury Alencar
0



 O encontro aconteceu na sede do Sebrae, no Bairro Prado, onde foi eleita e empossada a primeira diretoria da Associação de Desenvolvimento Turístico do Centro-Sul Cearense, Rota das Tradições, como vai ser chamada. O momento considerado histórico contou com as presenças de representantes do Sebrae, empresários de diversos setores voltados ao turismo, hotelaria e gastronomia, principalmente das cidades de Jucás e Iguatu. O encontro também foi realizado remotamente.

A empresária Yara Araújo, dona de agência de viagens e turismo em Iguatu, foi eleita e empossada presidente. A diretoria foi composta além de Yara, por Renan Ledo, diretor administrativo, ele do setor gastronômico e Kerolen Lucas, diretora financeira, do setor de hotelaria e gastronomia. O Conselho Fiscal foi composto pela artesã Marlene Ribeiro, pelo empresário Roberto Júnior, ambos de Iguatu, e pela empresária Irineide Pereira, de Jucás.

Na oportunidade, antes da escolha dos membros da diretoria e conselheiros, o consultor do Sebrae, Ítalo Dias, especialista em associativismo, apresentou todo o Estatuto Social para a criação da entidade. A Rota das Tradições passa a ser uma instância de governança regional, alinhada às diretrizes do Ministério do Turismo. “Momento histórico, esse dia, 24 de setembro. Inclusive vai constar na ata o nascimento dessa associação. O objetivo dessa entidade é o desenvolvimento turístico da Região Centro-Sul e a promoção da Rota das Tradições. Após essa criação vai ser buscada a adesão de mais empresários, mais empresas correlacionadas com o turismo, direta e indiretamente para serem socias para aumentar a representatividade das empresas no território”, pontuou o consultor.

Instância de Representação

A Rota das Tradições é um projeto de turismo desenvolvido pelo Sebrae que valoriza a cultura, a história e a gastronomia da Região Centro-Sul cearense. Inicialmente a rota nasce abrangendo os municípios de Iguatu, Icó, Jucás e Orós. Renato Bizerra, analista do Sebrae para o Centro-Sul e gestor da Rota da Tradições, destacou a importância do momento. “É um projeto que a gente vem desenvolvendo no sentido de fortalecer o turismo no Centro-Sul. A gente tinha até pouco tempo essa dificuldade de uma Instância de Representação, um grupo organizado com membros da sociedade civil com capacidade de fazer a representação dos anseios das necessidades, dos empreendedores do trade turístico. Com a formação desse grupo, o Centro-Sul passa a respirar novos ares a respeito de melhorias para o turismo. Esse grupo tem poder de articular com o poder público, de captar recursos, de representar os empreendedores do trade no sentido de terem suas ansiedades, necessidades alvo de políticas públicas de melhorias”, pontuou Renato, explicando ainda que novos municípios da região poderão entrar para esse grupo, a partir da construção de um regulamento que possa estabelecer a entrada de novos municípios.

A Rota das Tradições do Centro-Sul tem como iniciativa valorizar o turismo e a cultura regional, em torno do objetivo de conectar histórias, sabores e tradições. Além disso, busca promover o turismo sustentável e reforçar a identidade cultural da região. O projeto foi desenvolvido através de parceria entre o Escritório do Sebrae na Região, empreendedores locais, lideranças comunitárias e gestores públicos. A iniciativa reúne os principais atrativos turísticos e culturais das cidades de Iguatu, Icó, Jucás e Orós. “Um momento muito importante para a região porque se canalizada uma instância de governança do turismo na região. A exemplo de outras rotas que já existem no Ceará, faltava apenas essa do Centro-Sul. Vai fortalecer o turismo regional”, disse Sílvio Andrade, agente de roteirização turística da Rota das Tradições.

Perspectivas

A rota vai incentivar novas perspectivas para o desenvolvimento turístico local, onde cada município tem atrativos únicos, riquezas culturais, sabores e experiências exclusivas. Artesanato, culinária local, tradições populares e saberes ancestrais, são alguns dos atrativos dessa rota. “É um projeto do Sebrae que foi iniciado há três anos, e que agora foi eleita e empossada sua primeira diretoria. A priori, estamos com quatro municípios. Icó com o turismo histórico, Iguatu com a nossa gastronomia, Jucás com a parte religiosa e Orós com o turismo aquático. Está sendo uma emoção muito grande aceitar esse desafio. Vamos colher os frutos. Espero contar com o apoio de todos os membros do projeto e os que irão entrar e fortalecer essa cadeia do turismo. Agradecer ao Sebrae por nos ajudar nesse desafio”, complementou Yara Araújo, eleita e empossada presidente da Rota das Tradições.

                                                             Jornal a Praça 

إرسال تعليق

0تعليقات
إرسال تعليق (0)