Nordeste busca investidores árabes para impulsionar desenvolvimento sustentável

Blog do  Amaury Alencar
0

 

O Nordeste brasileiro volta seus olhos ao Oriente Médio em busca de parcerias e recursos para acelerar o crescimento econômico e a transição para uma economia verde e inovadora. A missão oficial, que começou nesta sexta-feira (23/05) e segue até o dia 30, reúne representantes dos nove estados nordestinos e conta com o apoio do Consórcio Nordeste, ApexBrasil e Banco do Brasil. Eles apresentarão aos investidores árabes uma carteira com 16 projetos estratégicos focados em transição energética, infraestrutura e turismo.

Representando o Ceará, a vice-governadora Jade Romero destaca o potencial competitivo do estado e o compromisso com a inovação: “Estamos levando as potencialidades do Ceará para o mundo, fortalecendo o diálogo com investidores e mostrando que o Nordeste está pronto para receber grandes oportunidades. Nosso compromisso é gerar emprego, renda e inclusão social para o povo cearense”, afirmou. A comitiva, que percorrerá as cidades de Riad, Doha, Abu Dhabi e Dubai, quer fortalecer laços institucionais e comerciais já existentes com os países árabes e criar novas rotas de investimento.

A estratégia de internacionalização das economias nordestinas busca inserir as empresas locais em cadeias globais de valor e expandir as exportações regionais, aproveitando a posição geográfica privilegiada do Nordeste e suas riquezas naturais. “O Nordeste já possui uma relação com os países árabes, queremos ampliar e fortalecer esses laços institucionais e comerciais”, pontua o presidente Rafael Fonteles, que vê na missão uma oportunidade para alavancar a produção de energias renováveis e modernizar a infraestrutura portuária e aeroportuária da região.

A missão também conta com o suporte do BNDES, Banco do Nordeste e da Câmara de Comércio Árabe-Brasileira. Além de formalizar parcerias e trocar boas práticas em inovação e desenvolvimento sustentável, a iniciativa estrutura dois fundos de investimentos para dar suporte financeiro a projetos privados e a Parcerias Público-Privadas (PPPs). Esses fundos, que contam com o respaldo do BNDES e do Banco do Brasil, fazem parte do Programa Brasil Nordeste de Transformação Ecológica, reforçando o compromisso com um crescimento alinhado à preservação ambiental.

Entre as propostas apresentadas aos investidores árabes estão projetos para modernização de portos e aeroportos, expansão de infraestrutura hídrica e de saneamento, fomento à industrialização verde e desenvolvimento de destinos turísticos. A missão ao Oriente Médio, portanto, marca um passo decisivo para o Nordeste reafirmar sua vocação para inovação, sustentabilidade e desenvolvimento inclusivo no cenário internacional. Segundo dados do governo federal, o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), o Banco do Nordeste (BNB) e a Câmara de Comércio Árabe-Brasileira (CCAB) são parceiros do Consórcio Nordeste nesta missão que também busca firmar Parcerias Público-Privadas (PPPs), formalizar parcerias estratégicas e trocas de experiências e boas práticas nos setores de inovação e desenvolvimento sustentável. Atualmente, o Ceará soma mais de 30 memorandos de entendimento (MoUs) com empresas para o desenvolvimento de projetos de energia sustentável, especialmente focados em energias renováveis como solar, eólica e hidrogênio verde.

إرسال تعليق

0تعليقات
إرسال تعليق (0)