É Tauá, com uma população de quase 70.000 habitantes, distante 338 km da Capital do Estado, na Região dos Inhamuns, no Semiárido Nordestino, Estado do Ceará, comandado pela carismática Patrícia Aguiar, considerada a Melhor Prefeita do Século, conseguindo realizar um somatório de obras imagináveis em nossos dias.
No Município de Tauá, hoje, sente-se um fenômeno admirável, que muito diz do caráter e da fibra de um povo: O AMOR POR SEU TORRÃO, com união de esforços, e o desejo de se tornar grande culturalmente e sábio politicamente se falando, onde a população, sabe separar o joio do trigo.
Nesses 4.018,16Km², estão exposto aos nossos olhos os mais fantásticos e impressionantes Monumentos Naturais esculpidos pela sábia Mãe Natureza além dos intrigantes e históricos Sítios Arqueológicos e Paleontológicos, que são os registros vivos da Cultura da Pré História, eles estão relacionados com o conhecimento do investigador/pesquisador sobre um passado rico e incompreendido que merece atenção redobrada das Academias, que são possuidoras de capacidade para se envolverem nesse processo. O Estado precisa estar atento neste somatório, para em colaboração com as Instituições, desvendar esses mistérios que tanto nos seduzem.
É incontestável o sucesso do progresso da administração da Prefeita Municipal Patrícia Aguiar e o que se vê, é a fantástica transformação do Município Tauá, cuja sede, faz gosto se andar e conhecer, a cidade parece sorrir e abraçar seus habitantes e visitantes, o ar da sua graça está em cada cor, em cada construção de um passado que se foi mais que ficou fincado nesse chão de nosso Deus.
Aliado a todas as transformações sem ferir o passado, a cidade de Tauá se orgulha de ter memória e coração: O MUSEU REGIONAL DOS INHAMUNS pulsa cultura por ser uma colmeia, orgulho dos tauaenses, dos cearense e dos brasileiros. Salve os ambientalistas Joaquim de Castro Feitosa e Maria Dolores de Andrade Feitosa, casal esse que tem um histórico legado de contribuição na Região dos Inhamuns, em todos os setores da vida cotidiana de uma sociedade.
E quem reforça tais ditos é o também ambientalista Jorge de Moura, ele com seu olhar de ave de rapina anteviu essa trajetória histórica luminosa de Tauá, ele sentenciou e previu, quando praticamente todos duvidavam, que o destino do município estava sentado e selado no Setor do Turismo que possui diversas vertentes para se trabalhar e hoje, quem vê o desenvolvimento de Tauá está consciente de que, esse setor é responsável pelo desenvolvimento da cadeia produtiva de caprinos, ovinos, artesanato, comércio, lazer, esporte, música, etc., entre outros que fazem de Tauá um Município Contemporâneo.
Lembra o ambientalista Jorge de Moura, hoje Tauá exerce enorme influência ambiental, cultural, social e política no Estado do Ceará, onde mantém, posição privilegiada, graças ao trabalho de suas lideranças políticas que brilham nesse universo, que o diga o líder Domingos Filho, que foi deputado estadual e vice Governador do Estado.
O Município de Tauá, é sobejamente dotado dos mais diversos matizes de belezas que a Natureza pode proporcionar a uma sociedade. Na vastidão de seu território estão fincados os mais fascinantes Monumentos Naturais, especialmente os Matacões que abrigam diversos Painéis das Obras Primitivas, esta é uma riqueza que merece a presença da UNESCO para avaliar quantitativamente essas impressionantes obras da Pré História que faz parte da Caminhada da Humanidade.
A Prefeita Patrícia Aguiar, tem em suas mãos uma das mais poderosas ferramentas que a maioria dos gestores a nível global, dariam tudo para ter e poder marcar sua trajetória como governantes, a ela, todas as homenagens serão poucas, uma vez que, seu legado, jamais será repetido por outro gestor. Hoje, o Município de Tauá precisa urgentemente, trabalhar o seu Inventário da Oferta Turística para se consolidar como Potência, ferramentas, possui e de sobra. Afirma categórico o ambientalista Jorge de Moura, conhecedor desse potencial de Tauá, ele continua na ativa e contribuindo com o seu saber e experiência, com desenvolvimento ambiental, econômico, social e cultural de diversas comunas em nosso País.