O turismo do Ceará está chamando a atenção a nível nacional. Na semana passada, a Prefeitura de Fortaleza divulgou que, em um levantamento realizado pela plataforma de buscas Decolar, a cidade se consagrou como o destino mais buscado para as férias de julho. No mesmo período, o Governo do Estado revelou que, em uma recente pesquisa, o “Guia Viajar Melhor” colocou a praia de Jericoacoara, no litoral oeste, como o 10º melhor local para viajar. O secretário do turismo de Fortaleza, Alexandre Pereira, explica que a capital tem se destacado em inúmeras iniciativas como um destino turístico inteligente e inovador, com reconhecimento, inclusive, do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e de outros órgãos e entidades mundiais.

“A cidade tem uma excelente infraestrutura, com uma beira-mar incomparável com relação às outras cidades do Brasil, um novo aeroporto, corredores turísticos bem cuidados, atrativos como a Praia do Futuro, o Polo da Varjota e o Polo da Sabiaguaba, excelentes equipamentos culturais, entre outros”, orgulha-se o titular da Secretaria Municipal de Turismo (Setfor). De acordo com ele, a Prefeitura tem se preocupado cada vez mais em capacitar o município. “Estamos investindo muito na promoção do destino no país e no exterior, executando atualmente o maior Plano de Marketing Turístico que Fortaleza já teve e que foi aprovado pelo prefeito Sarto”, ressalta.
Alexandre Pereira conta que, após o período de crise enfrentado durante a pandemia de covid-19, o turismo municipal já se encontra totalmente restaurado e tem boas performances em diversos setores como hotéis, bares e restaurantes. “Mas, não quer dizer que está em seu mais alto potencial. E uma das causas disso são os altos preços das passagens aéreas”, lamenta. Nesse contexto, o secretário defende que o Governo Federal deve buscar formas de tornar os bilhetes aéreos mais acessíveis aos brasileiros. “O início da retomada após a pandemia, quando o turismo interno esteve mais fortalecido por conta das restrições para visitar outros países, mostrou que o brasileiro está disposto a conhecer o Brasil, o que falta é ser mais estimulado, ter mais incentivos”, opina. Conforme o levantamento da Decolar, houve um aumento de 53% na procura por viagens em comparação com o mesmo período de 2022.
Pereira lembra que o turismo representa 30% da economia da capital cearense, sendo um setor extremamente relevante nesse sentido. “A maior meta do prefeito Sarto no que diz respeito ao turismo é levar Fortaleza ao topo de todos os rankings de turismo. Queremos ser a primeira opção da maioria dos turistas que queiram viajar, em qualquer época do ano”, pontua. Por isso, o secretário considera que o recente destaque no ranking da decolar é uma vitória. “Significa que estamos fazendo nosso dever de casa […] Ser a cidade brasileira mais procurada por turistas para as férias de julho é fruto de todo esse trabalho que vem sendo feito”, afirma.
No ranking da Decolar, Fortaleza aparece à frente de cidades como Rio de Janeiro (RJ), Porto Alegre (RS), Recife (PE) e Salvador (BA). Em um post publicado nas redes sociais, o prefeito José Sarto, também celebrou a conquista do turismo municipal. “Seguiremos investindo e trabalhando firmemente para promover e valorizar nossos atrativos, tornando a cidade cada vez melhor para moradores e visitantes”, prometeu.
Jericoacoara
A pesquisa que elegeu a conhecida “Jeri” como o 10º melhor destino do país, a descreveu como um lugar “paradisíaco” e um “ refúgio perfeito para os praticantes de esportes aquáticos, como o kitesurf e o windsurf”. A praia cearense apareceu na frente de outros locais famosos do turismo nacional como o Rio de Janeiro (RJ), Bonito (MS), Balneário Camboriú (SC) e Salvador (BA).
Por Yasmim Rodrigues