
O foco é trabalhar o empreendedorismo junto às disciplinas comuns e complementares dos alunos de 1° ao 9° ano da rede de ensino municipal. Para o Prefeito Arnon Bezerra, o JEPP sem dúvida nenhuma é um programa que mostra muito da criação de Juazeiro do Norte, quando o Padre Cícero, não só como religioso, mas como um cidadão, dedicou sua vida a cuidar dos mais necessitados, e há mais de cem anos instalou aqui escolas, indústrias, e fez com que gerasse emprego através da indústria do artesanato. “Com isso, fico envaidecido de ver este trabalho, da busca e efetividade de parcerias”, disse.
A parceria se deu no início do ano e tem gerado bons resultados, onde cinco escolas municipais são contempladas, atendendo em média 2.117 alunos. Os professores foram capacitados e posteriormente preparados para aplicar o conhecimento adquirido junto aos alunos das unidades participantes: EMEIF Lili Neri, EMEIF Cícera Maria, EEF Expedito Pereira, EMEIF Dr. Leão Sampaio e EEF Edvard Teixeira.
De acordo com a Secretária de Educação, Maria Loureto, o projeto trabalha várias ações voltadas para o desenvolvimento da cidadania, resgate dos valores e valorização da linha empreendedorista. “Aqui eles estão expondo os trabalhos que eles mesmo confeccionaram e isso é muito importante, pois já crescem dessa forma, compreendendo a organização, a evolução e a compreensão sobre o que é empreender”, disse.
Para o Secretário de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Michel Araújo, o empreendedorismo tem tudo para mudar a vida das pessoas. “A gente começa a partir do 1° ano do ensino fundamental ensinando empreendedorismo, ou seja, ensinando uma perspectiva nova para que essa criança tenha uma mudança de mentalidade e que ela possa buscar o seu futuro e não esperar que alguém faça o futuro dela”, destacou.
Segundo o coordenador do Programa e analista do Sebrae, Iomar Batista, a parceria tem sido muito positiva. “Em 2020 o número de escolas será ampliado. Sendo assim, esse é um projeto que só vem a melhorar o comportamento do aluno, e ainda colocar na cabeça dele um nível de empreendedorismo através da multidisciplinaridade”, disse.
Na ocasião Estiveram presentes o Prefeito Arnon Bezerra, a Secretária de Educação, Maria Loureto, o Secretário de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Michel Araújo, o Secretário Executivo de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Jerônimo Freire, a Secretária Executiva de Infraestrutura, Zoia Aires, o Secretário de Agricultura e Abastecimento, Romão França, o coordenador do Programa e analista do Sebrae, Iomar Batista, vereadores, professores, diretores, coordenadores, pais, alunos e a população em geral.
Fotos: Lino Fly