
Uma pesquisa realizada pelo Indicador Criança Alfabetizada, mostra que Catunda, Coreaú, Forquilha, Graça, Novo Oriente, Pacujá, Piquet Carneiro, Pires Ferreira e Poranga atingiram o índice de 100% de crianças que sabem ler e escrever ao final do 2º ano do Ensino Fundamental pelo segundo ano consecutivo.
Ainda de acordo com a pesquisa, em 2024, o estado teve a melhor taxa de alfabetização do país sendo o único estado brasileiro a atingir 85,3% das crianças alfabetizadas na idade certa. Com o resultado, Ceará entra na lista das 18 unidades federativas que apresentaram evolução no indicador de 2023 para 2024.
Além disso, é um dos 11 que atingiram ou superaram a meta estipulada pelo MEC para cada uma das unidades federativas. A Pasta define metas anuais individuais para os estados, considerando as desigualdades territoriais.
No recorte nacional, o Brasil teve índice de 59,2%, um aumento em relação a 2023 que registrou 56%. No entanto, a porcentagem ainda ficou abaixo da meta estipulada, de 59,9%. O objetivo é que, até 2030, o país tenha pelo menos 80% das crianças sabendo ler e escrever na idade certa.