Bruno Pedrosa se filia ao PT e PDT passa a ter todos os deputados na oposição

Blog do  Amaury Alencar
0

 

O deputado estadual Bruno Pedrosa está agora filiado ao PT. A nova filiação foi oficialmente comunicada à Assembleia Legislativa do Ceará (Alece) em ofício lido nesta quarta-feira (19). Bruno foi uma das exceções no grupo de deputados estaduais que, após liberação da Justiça Eleitoral, saiu do PDT e embarcou para o PSB sob a liderança do senador Cid Gomes (PSB), no início de fevereiro. Na época, após conversa com Cid, Bruno informou que ficaria no PDT naquele momento, mas que isso não significava distanciamento ou rompimento com seu grupo político.

Ele justificou a escolha pelas suas bases eleitorais. O deputado voltou a apontar o motivo para explicar agora a escolha pelo PT. Bruno relatou que passou a última semana em viagem pelos municípios onde tem bases eleitorais e dialogando com aliados, incluindo prefeitos eleitos ou candidatos a prefeitos que não se elegeram.

“Conversando com o grupo que a gente ficou junto na eleição municipal e dialogando com todas essas bases, a gente acreditou que era a decisão que mais se adequaria para a gente continuar essa representação”, explicou Bruno Pedrosa ao O Estado nessa quarta-feira (19).

Outro motivo apontado pelo deputado para o novo partido é a viabilidade eleitoral em 2026. Ele avaliou que deverá ser mais vantajoso ser candidato pelo PT. Na eleição para deputado, a eleição depende não apenas do número de votos recebidos pelo candidato, mas também dos quocientes eleitorais e partidários.

“Para que a gente pudesse continuar trabalhando para ser eleito no PSB, a gente imagina que seja um corte de 60 a 63 mil votos. E no PT, na eleição passada, a última vaga de deputado contou com cerca de 37 mil votos. No grupo em que eu estava, obtive 52 mil votos e não fui eleito. Então isso faz muita diferença de representatividade para os municípios que a gente representa como Novas Russas, Ipu, Ipueiras, Quixeramobim, Crateus e Santa Quitéria”, afirmou o deputado.

Com a saída de Bruno do PDT, a sigla fica com quatro deputados estaduais: Antônio Henrique; Cláudio Pinho; Queiroz Filho e Lucinildo Frota. Todos eles fazem oposição ao Governo do Estado, não restando nenhum deputado governista no PDT do Ceará. Além disso, com a chegada de Pedrosa, a bancada do PT na Alece cresce, passando a apresentar dez deputados titulares.

إرسال تعليق

0تعليقات
إرسال تعليق (0)