Fortaleza: Crianças de seis e sete anos lançam livro ilustrado

Blog do  Amaury Alencar
0

Com apenas seis e sete anos, respectivamente, Bê Alencar e Lis Maria lançam neste sábado (2) o livro ilustrado “Lis e suas sapatilhas mágicas”.

Em uma mistura de ficção e autobiografia, a obra conta a história de uma bailarina de cabelos cacheados que usa suas sapatilhas rosa neon para entrar em um mundo mágico.

O lançamento acontece de 10h às 13h na Livraria Leitura do Shopping Riomar Fortaleza. Lis escreveu e Bê ilustrou.


Conheça a capa do livro. — Foto: Divulgação/Casa de Memória

Conheça a capa do livro. — Foto: Divulgação/Casa de Memória

Ao g1, a pequena escritora contou como surgiu a ideia para o livro e revelou estar animada para dividir com outras crianças a história da bailarina.

"Eu faço balé e um dia minha professora disse que minha sapatilha estava pequena. E aí comecei a imaginar para fazer o livro. Queria contar a história porque gosto muito de balé e de ler. Por isso fiz essa história", explicou ao g1.

A produção começou em 2023. Lis ia contando para a mãe a história, que foi ganhando forma no computador. O convite para Bê ilustrar não foi à toa: os traços do menino mostram que ele entende bastante de arte. Os dois se tornaram amigos e até fazem aniversário no mesmo dia, em 14 de fevereiro.

"Foi uma experiência muito legal. Estava desenhando e pintando, e meu pai estava no computador", contou Bê.

O pai dele, Lincoln Souza, é também ilustrador e ajudou Bê a se descobrir no mundo dos desenhos e da literatura.

"O Lincoln chegou com os desenhos mais ou menos feitos e até comentei que era isso que queria. Para nossa surpresa, ele falou para a gente que o desenho tinha sido feito pelo filho. Foi o que a gente mais gostou, porque seria literatura cearense feita por duas crianças", contou Thânia Figueiredo, mãe de Lis.

Lis escreveu e Bê ilustrou o livro. — Foto: Divulgação

Lis escreveu e Bê ilustrou o livro. — Foto: Divulgação

A conversa com a professora na vida real foi o pontapé para Lis criar um mundo mágico. Thânia, que também é pediatra, disse que a leitura e a escrita têm ajudado Lis a ficar afastada das telas. Por isso, incentivar a arte se tornou tão importante:

"Luto muito no meu dia a dia com esse negócio de sair das telas e essa foi uma forma de prender ela em uma coisa que usasse a imaginação, incentiva a leitura. O maior objetivo foi esse", contou.

O lançamento do livro vai ser também um momento lúdico. Os pais convidaram uma contadora de história para apresentar a obra ao público:

 "Estou animada para lançar meu livro. Chamei vários amigos meus e estou muito animada", concluiu Lis.

                                                    G1 CE 

إرسال تعليق

0تعليقات
إرسال تعليق (0)