O capacete, Elmo, uma tecnologia cearense de respiração assistida, está concorrendo como semifinalista do “Prêmio Euro: Inovação na Saúde”, uma premiação voltada para o reconhecimento do potencial de inovação de profissionais de medicina da América Latina. O projeto está entre os 11 escolhidos, foram 850 iniciativas cadastradas por médicos de 16 países latino-americanos.

Até o momento, foram cerca de 40 mil pacientes atendidos por meio do capacete, que teve uma taxa de sucesso de cerca de 66%, utilizado para evitar a intubação de pessoas internadas.
A decisão do vencedor da premiação será feita por meio de votação, apenas médicos e profissionais da saúde poderão participar da escolha do ganhador. Para votar, é necessário realizar um cadastro pela aba “fazer login”, no canto superior direito do site do concurso. Após acessar o link, é necessário preencher um formulário informando o País, estado e número de registro do médico.
Após preencher, o profissional deve clicar na aba “votação” e localizar a janela com o nome do projeto “Capacete de Respiração Assistida Elmo” e registrar o voto. As votações deverão encerrar no dia 28 de junho de 2023. Os ganhadores do concurso irão obter suporte financeiro para investir em projetos de pesquisa, inovação e educação na área da saúde.