Morre Rita Lee, rainha do rock brasileiro, aos 75 anos

Blog do  Amaury Alencar
0

 Cantora Rita Lee morre aos 75 anos e deixa legada fundamental na história da música brasileira

Cantora Rita Lee morre aos 75 anos e deixa legada fundamental na história da música... Crédito: Reprodução/ Instagram @ritalee_oficial

Morreu na noite desta segunda-feira, 8, aos 75 anos, a cantora e compositora paulista Rita Lee. A confirmação da informação foi compartilhada nas contas de Instagram da artista e do marido, o músico Roberto de Carvalho, na manhã da terça, 9. Um dos principais nomes da música brasileira, Rita era considera ícone do rock no País.

"Comunicamos o falecimento de Rita Lee, em sua residência, em São Paulo, capital, no fim da noite de ontem, cercada de todo o amor de sua família, como sempre desejou", começa o comunicado. O velório da artista será aberto ao público e realizado na quarta-feira, 10, no Parque do Ibirapuera. Rita deixa o marido e três filhos.

A publicação sobre  falecimento da artista informa, ainda, que, "de acordo com a vontade de Rita, seu corpo será cremado". A cerimônia de cremação será particular. "Nesse momento de profunda tristeza, a família agradece o carinho e o amor de todos", encerra o texto.


Morre Rita Lee: relembre a carreira

Nascida em 31 de dezembro de 1947, Rita Lee começou a trajetória artística ainda nos anos 1960. A primeira experiência da artista foi com o grupo musical feminino Teenage Singers, em 1963. O grupo, formado com amigas, se juntou ao trio masculino Wooden Faces. A junção dos grupos foi a gênese da banda Os Mutantes, formada por Rita, Arnaldo Baptista e Sérgio Dias, que marcou o início do renome da artista. 

O grupo marcou a música brasileira com canções como "A Minha Menina" e "Ando Meio Desligado", essa última composta por Rita e os parceiros. Já nos anos 1970, ao lado da banda Tutti Frutti, a artista lançou algumas das principais canções da carreira, como "Agora só Falta Você""Fruto Proibido".

O período ficou marcado pelo início da relação amorosa entre Rita e Roberto de Carvalho, além de problemas enfrentados por ela em meio à ditadura militar. A artista chegou a ser presa por porte de maconha na época, o que afetou a carreira musical.

Ainda nos anos 1970, retorna à música em turnê com Gilberto Gil, intitulada "Refestança", e lança com a Tutti Frutti o álbum "Babilônia". Da vertente do rock e da experimentação, Rita foi se aproximando de uma linguagem mais pop, inaugurada pelo álbum "Rita Lee" (1979), também conhecido como "Mania de Você".


                                                        O povo 

إرسال تعليق

0تعليقات
إرسال تعليق (0)