Prestes a deixar o Ceará, a Enel continua sendo alvo de reclamação de seus clientes. De acordo com relatos enviados ao jornalismo do Sistema Maior de Comunicação, as principais críticas são em relação a demora para realizar alguma manutenção e a falta de comunicação da empresa quando esta decide fazer algum trabalho na rede elétrica, o que geralmente envolve a suspensão temporária do serviço para os consumidores. O caso mais emblemático dos últimos dias foi divulgado nessa sexta-feira, 24, pelo portal Quixeramobim Agora.
Moradores do Assentamento Recreio, do Distrito de Belém, na zona rural de Quixeramobim, no Sertão Central, informaram que estavam sem energia elétrica desde o último domingo, 19. No local vivem cerca de 35 famílias.
“Se fizer qualquer tempo para chover com vento, relâmpagos e trovões pode esperar que vai faltar energia. Mas a falta de luz acontece até mesmo quando nem chega a chover. Basta ter um mínimo de vento e raios”, contou Thiago Conrado, um dos moradores da comunidade. Ainda de acordo com o relato, a Enel estabelecia um prazo para realizar a manutenção necessária para o retorno do serviço, mas não cumpria.
Antônio Nunes, um agricultor que mora na localidade, ressaltou que a questão já é antiga, evidenciando que a Enel não consegue resolver os problemas de seus clientes.
No Assentamento Quinim, no mesmo distrito, Flávio Wellingtom relatou ao jornalismo do SMC que quatro famílias foram afetadas, desde o último dia 15 de fevereiro, por falta de energia, fazendo com fossem perdidos leite e alguns alimentos.
“Mesmo sendo apenas 4 residências, afetou o assentamento inteiro por conta do tanque de leite, que fica justamente na minha residência”, enfatizou.
A sede do Distrito de Belém e outras localidades em seu entorno também foram afetadas, recentemente, por recorrentes faltas de energia elétrica. A manutenção do serviço era feita, mas tornava a faltar novamente, demonstrando que o problema não havia sido solucionado.
Na sede de urbana de Quixeramobim, a reclamação deste sábado, 25, foi concentrada na rua 13 de Junho, no Centro da cidade, onde a empresa iniciou uma manutenção na rede elétrica, mas não avisou aos clientes para que se preparassem para a suspensão temporária do serviço de energia.
“A Enel tem uma comunicação péssima. Você vê que se passaram vários dias com esses problemas na zona rural e agora resolve fazer uma manutenção aqui na rua e ninguém é avisado. É um descaso total com o consumidor”, disse um dos moradores da rua.
Detalhe – Após a publicação da matéria do Quixeramobim Agora sobre o caso do Assentamento Recreio, a empresa compareceu ao local e o serviço de energia elétrica foi restabelecido.
Repórter Ceará