Pacujá : NUCA UNICEF PACUJÁ ENVIA AO PREFEITO INTERINO, DOCUMENTO SOLICITANDO A URGENTE TOMADA DE DECISÃO EM PROL DA ARBORIZAÇÃO URBANA DA CIDADE COM ÁRVORES NATIVAS DA CAATINGA.

Blog do  Amaury Alencar
0







O NUCA UNICEF PACUJÁ com apoio do Projeto Jovens Caatingueiros da Comunidade de São Tomé e Zipú e da Articulação do Selo UNICEF - Edição 2021 - 2024, deu entrada no Prefeitura Municipal de Pacujá através da Chefia do Gabinete do Prefeito, de um documento solicitando urgência na elaboração de um PROJETO DE ARBORIZAÇÃO URBANA PARA A CIDADE DE PACUJÁ, tendo em vista que a mesma está ficando deserta e com uma sensação térmica mais elevada.
A arborização da sede do município é praticamente 100% com NIM INDIANO totalmente inadequado, suas raízes são severas e fortes, capaz de colocar abaixo uma residência. Observamos que as mesmas estão danificando as estruturas das residências, prédios e comerciais, calçamentos, praças etc., o que está levando os residentes a tomaram uma drástica medida: "cortar em definitivo esta planta exótica, abortiva e invasora", com sérios problemas para a arborização local. Os moradores tem duas opções: "ou derrubam o nim indiano ou então o nim indiano derrubará suas casas", complicada a situação. O exemplo de Pacujá é um tapa na cara dos defensores do nim indiano, que sem conhecerem a realidade da agressividade desta árvore continuam defendendo seu plantio. Funcionários de Órgãos Públicos que sejam da área federal ou estadual, merecem punição.
Esta ação dos adolescentes do NUCA e das crianças do Projeto Jovens Caatingueiros é uma necessidade premente, eles estão trabalhando as DIRETRIZES e os PROCEDIMENTOS emanados pelo Selo UNICEF - Edição 2021 - 2024, que é a "mitigação dos efeitos climáticos", a plantação de árvores da Caatinga e das frutíferas adaptadas é uma necessidade obrigatória nesse momento em que o Planeta pede SOS no setor ambiental, devastado pela irresponsabilidade de governantes cruéis e perversos com o Meio Ambiente.
Este GRITO DE SOCORRO em favor da cidade de Pacujá é uma das mais ousadas ações empreendidas pelo NUCA UNICEF PACUJÁ e pelo Projeto Jovens Caatingueiros por estarem sofrendo os efeitos das MUDANÇAS CLIMÁTICAS, a cada dia, se percebe que a temperatura aumenta e o número de árvores diminui. As constantes queimadas e derrubadas de matas virgens tem contribuído para este quadro caótico.
Outra ação desnecessária e inoportuna que se observa nas cidades especialmente do Semiárido Nordestino é a cobertura das ruas e praças das cidades com a MALHA ASFÁLTICA sem o mínimo critério de respeito ao meio ambiente e com isso, sentimos a quase insuportável sensação térmica. É preciso trabalhar o desenvolvimento das cidades com responsabilidade social e ambiental. Asfaltar uma cidade sem planejamento e sem saneamento básico, é decretar a falência das mesmas num futuro bem próximo.
Que o ALERTA DE SOS em favor do Meio Ambiente pela sustentabilidade do Planeta Terra ecoe Brasil e Mundo afora, a decisão do NUCA UNICEF PACUJÁ é das mais acertadas, é ousada e uma ação exitosa que precisa ser respeitada.
Desta forma, se constrói uma sociedade com os pés sólidos no presente em prol das futuras gerações, graças a EDUCAÇÃO PARA A CONVIVÊNCIA COM O SEMIÁRIDO trabalhada agora, com garra, coragem e ousadia, sem isso, estaremos fadados a desgraças.
O ambientalista Jorge de Moura, Articulador do Selo UNICEF - Edição 2021 - 2024 e também secretário adjunto do Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano do município de Pacujá, Zona Norte do Ceará, nos adiantou que o seu apoio a esta iniciativa vai de encontro com os anseios da população local e com seus princípios, os CRIMES AMBIENTAIS cometidos diariamente é a total ausência de Políticas Públicas voltadas para o setor ambiental, também falta de compromisso do atual governo federal que desmantelou praticamente os Órgãos de Defesa Ambiental do País, desrespeitou toda a Legislação Ambiental e com isso, no tocante a referidas políticas, estamos à deriva. Isso tem que mudar radicalmente e urgente. 

إرسال تعليق

0تعليقات
إرسال تعليق (0)