Graças a adesão ao Selo UNICEF - Edição 2021 - 2024, o Município de Pacujá vem intensificando suas ações em prol da sustentabilidade do BIOMA CAATINGA, trabalhando a mitigação dos efeitos climáticos em prol das atuais e futuras gerações.
A Articulação do Selo UNICEF reforçou seu apoio a EDUCAÇÃO AMBIENTAL COMO FATOR DE INTEGRAÇÃO SOCIAL E CONVIVÊNCIA NO SEMIÁRIDO apoiando o PLANO DE PARTICIPAÇÃO CIDADÃ DE ADOLESCENTES, elaborado por ocasião do 1º Fórum Comunitário do UNICEF em Pacujá com ênfase na promoção a mitigação dos riscos e impactos das mudanças climáticas, além de priorizar os Projetos Jovens Ambientalistas de Pacujá e Jovens Caatingueiros das Comunidades de São Tomé e Zipú.
Nesse 1º dia do mês de Dezembro de 2022, a sala de alunos do 2º ano, turno da manhã, EEF São João Batista, foram recebidos por crianças da Escola da Comunidade do Zipú com entusiasmo, pela 1ª vez alunos da sede do município se unem com alunos da zona rural em prol de uma causa comum: O MEIO AMBIENTE. No pátio interno da escola, foram plantadas diversas árvores fruteiras precoces sob olhar atento de professores, pais de alunos e funcionários da escola, num momento festivo em prol do Meio Ambiente.
Logo após a ação, foi a vez dos integrantes do Projeto Jovens Caatingueiros de São Tomé, receber os alunos e integrantes do NUCA UNICEF PACUJÁ, ocasião em que fizeram uma caminhada até a NASCENTE que está sendo recuperada. O jovem caatingueiro DAVI GOMES, explicou aos alunos e professores sua nobre missão de ajudar a Natureza, em São Tomé temos ações exitosas graças a colaboração de nossos colegas e familiares, estamos de mãos dadas por uma causa maior que é a sustentabilidade do nosso Planeta Terra, timbrou o jovem caatingueiro.
No local visitaram o local da GRUTA em homenagem à NOSSA SENHORA DE LOURDES, está sendo erguida como forma de agradecimento pela saúde, disposição e apoio a causa ambiental. O clima estava ameno, a aula de campo foi prazerosa para os alunos e professores que aproveitaram o momento e desfrutaram a Natureza, o local está em equilíbrio.
Os Jovens Caatingueiros da Comunidade de São Tomé e o NUCA PACUJÁ UNICEF tem o que mostrar na comunidade do Zipú e São Tomé: 1º) - Realizaram uma ação de plantação com árvores nativas e fruteiras no pátio da Igreja de Nossa Senhora da Saúde, 2º) - Realizaram plantação de árvores nativas e fruteiras no pátio interno do Posto de Saúde local, 3º) - Realizaram ação de plantação de árvores fruteiras precoces no pátio da escola na comunidade do Zipú e 4º) - Realizaram a façanha da plantação de árvores nativas, fruteiras e ornamentais no entorno da NASCENTE que está sendo recuperada o que comprova que no Município de Pacujá/CE, MEIO AMBIENTE SE FAZ COM AÇÕES. As árvores estão crescendo e mudando a geografia local.