221 mil cearenses devem prestar vestibular no domingo

Blog do  Amaury Alencar
0

 



O primeiro dia do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) está marcado para acontecer no próximo domingo, 13. A prova é a principal porta de entrada para cursos no ensino superior público do país e conta com candidatos inscritos em todos os estados. Em 2022, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) contabilizou que 221.990 estudantes devem prestar o vestibular no Ceará. Dessa forma, o estado se coloca em 5º lugar entre os locais com a maior quantidade de inscritos, ficando atrás apenas de São Paulo, com 507.214; Minas Gerais, com 295.667; Bahia, 258.355 e Rio de Janeiro, que teve 238.639 candidaturas.


Neste domingo, os estudantes devem fazer as provas de redação; linguagens, códigos e suas tecnologias e de ciências humanas e suas tecnologias. Os portões serão abertos ao meio dia e os alunos devem chegar até as 13h. O exame em si, começará a ser aplicado às 13h30 e deve terminar pontualmente às 19h. De acordo com a psicóloga da Estácio Ceará, Milena Coelho, é comum que os candidatos sintam mais ansiedade com a aproximação das provas, porém, esse sentimento em excesso pode acabar prejudicando o desempenho. “O ENEM traz uma carga de ansiedade para os alunos que serão submetidos ao exame porque muitas vezes a palavra ‘prova’ é compreendida como sinônimo de sucesso”, pontua a psicóloga.

Para ela, é importante destacar que o ENEM é um termômetro de conhecimento que sofre influência do estado emocional durante o período. “Se o corpo e a mente estão saudáveis, automaticamente haverá um preparo psicológico e um melhor desempenho mental durante os estudos”, defende.
Por isso, a profissional recomenda que, nos dias que antecedem a prova, tenha-se preferência por ambientes tranquilos, além da realização de treinos de relaxamento, com respiração diafragmática ou meditação. “Feche os olhos, pense em coisas boas, escute sua respiração e respire profundamente. Alguns desses exercícios irão te ajudar a relaxar e a ter condições de expressar seu conhecimento”, sugere.

Para a coordenadora da Clínica de Psicologia do mesmo centro, Leidiana Silva, na noite anterior ao exame é importante priorizar medidas que promovam uma boa noite de sono. “O indicado é que não se estude no dia anterior e tente-se fazer atividades que proporcionem bem estar. Estar perto dos amigos, da família e fazer tudo que realmente traga um pouco mais de relaxamento”, aconselha.

Quanto à correção do gabarito, Leidiana Silva acredita que aguardar o gabarito oficial seja a melhor opção. “É inevitável querer saber quanto foi a pontuação, faz parte da curiosidade. Mas, é necessário se manter confiante e aguardar oficialmente o resultado do ENEM para que se consiga ter um tempo de reflexão, autocuidado, até para dar um descanso mental”, afirma.

Após a prova, a psicóloga antecipa que é normal continuar tendo sintomas de ansiedade, afinal, o segundo dia com as provas de ciências da natureza e suas tecnologias e matemática e suas tecnologias, acontecerá no dia 20 deste mês. “É importante seguir a rotina da semana anterior, manter a tranquilidade, não alterar nada, mantendo a concentração e a confiança de todo o trabalho que foi feito durante o ano de estudo, dedicação e organização”, pontua.

Orientações gerais
É válido ressaltar que para realizar a prova do ENEM é necessário seguir algumas regras como estar portando um documento oficial com foto, podendo ser RG, CNH, passaporte ou carteira de trabalho, desde que emitida após 27 de janeiro de 1997. Além disso, só se pode utilizar caneta esferográfica de tinta preta e tubo transparente. O uso de máscaras é permitido, mas não é obrigatório.

É possível levar lanche, bebidas e água para a sala de prova. Bebidas alcoólicas, no entanto, são proibidas e podem levar a eliminação do candidato. Também são proibidos óculos escuros, lápis, artigos de chapelaria, borrachas, réguas, corretivos, livros, protetor auricular, relógios, celulares, tablets, calculadoras, gravadores, pen drives, agendas eletrônicas, alarmes, chaves com alarme, fones de ouvido ou outros componentes eletrônicos.
Caso o estudante esteja portando qualquer um desses objetos, eles devem ser colocados dentro do envelope fornecido pelos fiscais da prova. É recomendado também que se leve o Cartão de Confirmação da Inscrição que pode ser acessado na Página do Participante, no site do INEP.
Por Yasmim Rodrigues

إرسال تعليق

0تعليقات
إرسال تعليق (0)