"Um exemplo que vem da comunidade do ZIPÚ, Município de Pacujá, Zona Norte do Ceará"

Blog do  Amaury Alencar
0
                            

                             


 As CRIANÇAS do Projeto os "22 CAATINGUEIROS" e JOVENS AMBIENTALISTAS DE PACUJÁ em mais uma extraordinária ação de EDUCAÇÃO AMBIENTAL, realizaram uma "ação exitosa" na comunidade do ZIPÚ, zona rural do município de Pacujá: PLANTAÇÃO DE ÁRVORES NATIVAS e FRUTÍFERAS (adaptadas) do Bioma Caatinga, no pátio interno do Posto de Saúde da localidade, ontem no final da tarde, numa ação da Prefeitura Municipal através da Secretaria do Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente, com o apoio da Associação Comunitária do Zipú.

As crianças têm consciência da importância das árvores para combater a "secura ambiental" e sabem que sem árvores não haverá fotossíntese responsável pela formação das nuvens que provocam as chuvas, responsável pela VIDA e pelo equilíbrio ambiental.
Elas sabem que a CAATINGA onde vivem e moram cobre aproximadamente 825.143 km² do Nordeste do Brasil, parte do Vale do Jequitinhonha no Estado de Minas Gerais, que apresentam planícies e chapadas baixas. Aprendem que a vegetação é composta por vegetais lenhosos, misturados com grande quantidade de cactos e bromélias e vão aos poucos conhecendo as espécies nativas, fruteiras adaptadas e árvores exóticas tão prejudiciais ao nosso Bioma.
Nosso Bioma tem importância fundamental no País que ainda não o reconheceu como Bioma (devemos esse atraso aos parlamentares brasileiros que insensíveis não trabalham em prol da sustentabilidade ambiental do País) ele é desconhecido infelizmente da maioria dos brasileiros. Com clima semiárido, "sol inclemente" impõem hábitos noturnos ou subterrâneos à maioria dos animais, especialmente os répteis e roedores que predominam na Região. E assim, as crianças vão aprendendo a importância da FAUNA e da FLORA da CAATINGA. Hoje em Pacujá, eles têm consciência desse importância, sabem que entre as mais belas e extraordinárias estão a ARARA AZUL, ACAUà(um predador de serpentes), CORRUPIÃO, PAPAGAIOS e PERIQUITOS entre outras espécies.
A Secretaria do Meio Ambiente do ceará - SEMA, tem tido um papel de relevância na consolidação da EDUCAÇÃO AMBIENTAL no Município de Pacujá, apoiando projetos, campanhas, oficinas, palestras e curso. Tem estado presente e apoiando com MATERIAL PROMOCIONAL e MATERIAL EDUCATIVO que servem para pesquisas na rede de educação do município, de onde vem esses importantes ATORES que fazem o DIFERENCIAL por esses lados de cá.
Para conseguirmos esses feitos, identificamos diversas ações que poderiam serem levadas a efeitos com a participação das crianças e adolescentes, que resultaram num elenco de grandes realizações no município que impactaram positivamente no Setor Ambiental, a responsabilidade da implementação dessas ações alcança os setores governamentais e da sociedade civil que tem nos apoiado, por está diretamente envolvidas com essas ações em prol da sustentabilidade do Bioma Caatinga. Hoje, é visível a intervenção das ações no município de Pacujá uma vez que, temos consciência de que MEIO AMBIENTE SE FAZ COM AÇÕES, destaca o ambientalista Jorge de Moura, responsável direto por essas ações no município.

إرسال تعليق

0تعليقات
إرسال تعليق (0)