"UM FATO INUSITADO NO MUNICÍPIO DE PACUJÁ"

Blog do  Amaury Alencar
  

Por ocasião da apresentação do RELATÓRIO TRANSPARÊNCIA PÚBLICA DO SELO UNICEF NO MUNICÍPIO, o Articulador Municipal do Selo UNICEF - Edição 2017 - 2020, teve uma grata surpresa, "UM FATO INUSITADO NO MUNICÍPIO DE PACUJÁ": ontem pela manhã, as 9h e 30min o ambientalista Jorge de Moura socializa para o CONSELHO MUNICIPAL DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE - CMDCA o referido relatório o que foi compartilhado com o CONSELHO TUTELAR, Secretários Municipais, Paróquia de São João Batista, Pastoral da Criança e membros da Comissão Intermediária do Selo, cujo relatório foi encaminhado pelo Prefeito ALEX MELO ao Presidente da Instituição João Francisco Cordeiro (cujo mandato encerrou-se) e no período da tarde por volta das 14h e 30min, o Conselho com membros empossados a Presidente eleita do CMDCA Eleniúvia Farias, abria reunião ordinária "online", para  conselheiros com o mesmo objetivo. O mais surpreendente de tudo isso foi: o conselho anterior e o conselho atual RESPALDAM e APROVAM por unanimidade o citado relatório que registra as melhorias mais marcantes que teve em relação à Linha de Base Original do UNICEF, entre os destaque o articulador municipal se surpreende com os IMPACTANTES dados do crescimento da melhoria do Setor da Educação quando se trata exclusivamente dos anos iniciais do ensino fundamental o índice de abandono de 2018 foi de apenas 0,2%, quando em 2016 esse índice foi de 1,2%.




 A realização do BUSCA ATIVA ESCOLAR no Município, realizada pela Secretaria de Educação em parceria com escolas municipais e outros órgãos públicos e da sociedade civil contribuiu para esses índices impactando diretamente na oferta das matrículas e permanência das crianças e adolescentes  nas escolas, sob a lógica da inclusão social. Outros ítens que o Município comemora é a drástica redução da obesidade que em 2016 estava em 7,4% tendo redução drástica em 2017 para 6%, o Município migrou do VERMELHO para o VERDE. A cobertura da taxa vacinal adequada para a tríplice viral D-1 (menor ou = 95%), MORTALIDADE INFANTIL sem casos, Prevenção das Doenças Sexualmente Transmissíveis também contribuíram para consolidação da saúde especialmente das mulheres grávidas (sem casos para a sífilis). 

Outro destaque vai para a construção de quadras esportivas de esportes polivalentes nas escolas de ensino médio e infantil, reformas e ampliação das escolas nas citadas escolas com a CLIMATIZAÇÃO DAS SALAS DE AULAS que impactou no melhoramento da aprendizagem levando conforto e bem estar a comunidade escolar. Lembrando que tais benefícios foi uma reivindicação de crianças e de adolescentes por ocasião da 1ª Reunião Intermediária do Selo UNICEF - Edição 2017 - 2020. 

Os setores da cultura, esportes e assistência social tem seus destaques registrados nos Resultados Sistêmicos já enviados para o Selo UNICEF. O referido Relatório será postado na PLATAFORMA CRESCENDO JUNTOS, o que encerra uma jornada em prol das CRIANÇAS e dos ADOLESCENTES do Município e da consolidação das Políticas Públicas voltadas para ambos segmentos da sociedade.

Os avanços após assinatura da adesão ao SELO UNICEF são radicais e significativas. Outro destaque vai para a criação de espaços verdes (Projeto Jovens Ambientalistas de Pacujá), parques infantis nos espaços públicos, isso afeta diretamente na qualidade de vida dos cidadãos, o Município de Pacujá é um vitorioso por chegar na reta final do Selo UNICEF, em pé de igualdade com municípios de grande, médio e pequeno porte do Brasil, muitos pararam no meio do caminho, nós avançamos e estamos nos degraus para escalar o pico e chegar lá vitoriosos, destaca o ambientalista Jorge de Moura, agradecendo a DEUS e aos parceiros que fizeram o DIFERENCIAL nessa jornada difícil e suada porém, compensadora pelos resultados alcançados.