Datas comemorativas aquecem o comércio
nacional e impulsionam o lucro de empresas. Entretanto, a pandemia de
Covid-19 e as medidas de isolamento social (essenciais para frear o
avanço do Sars-Cov-2) fecharam serviços não essenciais e enfraqueceram o
setor comercial.
A Páscoa, época mais lucrativa do ano, deixou o
setor preocupado. A estimativa da Confederação Nacional do Comércio de
Bens, Serviços e Turismo (CNC) apontava perda de R$ 738 milhões em
lucro, comparado ao período em 2019.
Para evitar que a segunda melhor data do ano para o
setor seja perdida, a Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do
Ceará (FCDL) estuda adiar o Dia das Mães. Segundo Freitas Cordeiro,
presidente da FDCL, o dia 12 de julho foi pensado como nova data
comemorativa em 2020 para não concorrer com o Dia dos Namorados e
preservar as boas vendas do Dia das Mães.
A demanda foi enviada à Confederação Nacional de
Dirigentes Lojistas (CNDL), no objetivo de nacionalizar a ideia e
permitir que o varejo brasileiro faça uma campanha de marketing
fortalecida. A CNDL deve dar um posicionamento ainda nesta semana.
De acordo com Freitas, a CNDL recebeu o projeto
positivamente, mas ainda confirmou oficialmente. Ele está em contato com
o presidente da Confederação para tentar uma resposta o mais rápido
possível. “Tem que ter antecedência [para informar o consumidor]. O
certo é que em maio não vai dar [para aproveitar a data comemorativa]”,
afirma o cearense.
Apesar da resposta da instituição nacional, Freitas
comenta que os lojistas cearenses estão todos a favor de adiar a data. O
presidente da FCDL explica que o Estado poderia implementar o projeto
regionalmente, mas que realmente deseja uma unificação da federação. “O
varejo está necessitado em todo o País”, avalia.
O POVO