ILUMINAÇÃO PÚBLICA - AÇÃO DO VEREADOR EDUARDO, BUSCA MELHORAR A ILUMINAÇÃO PÚBLICA COM A UTILIZAÇÃO DE LÂMPADAS LED EM MISSÃO VELHA

Blog do  Amaury Alencar


Uma nova lei municipal de nº 482/2019 de autoria do vereador Eduardo Honorato, prevê a instalação de lâmpadas LED (Diodo Emissor de Luz) na rede de iluminação pública nos novos loteamentos do município de Missão Velha.

 A imagem pode conter: céu, nuvem e atividades ao ar livre


A iluminação com lâmpadas LED contribui com o consumo sustentável de energia, menos manutenções e otimização do aproveitamento energético. O LED, produzindo a mesma quantidade de luz, é 80% mais econômico que lâmpadas incandescentes e 30% mais econômico que as fluorescentes. Além de possuírem 98% de seus componentes recicláveis, as lâmpadas LED possui maior vida útil, maior durabilidade e baixa emissão de luz infravermelha e raios UV. A nova lei garantirá a instalação em novas vias e logradouros.

“Basicamente as luminárias LED iluminam melhor, são mais modernas, econômicas e têm durabilidade três vezes maior que as atuais lâmpadas de vapor de sódio. As atuais lâmpadas de vapor de sódio apresentam tonalidade alaranjada (temperatura de cor baixa), gastam mais energia elétrica e iluminam menos por diversos fatores. Um deles é que, em um curto espaço de tempo, elas perdem quase 60% do seu fluxo luminoso original. As luminárias LED são, no mínimo, 45% mais econômicas e permitem a adoção de temperatura de cor adequada à cada ambiente urbano. A luz na cor ‘branco neutro’, semelhante à da Lua, foi a escolhida para modernização das vias dos novos loteamentos de Missão Velha”, explica Eduardo Honorato.


“A implantação das lâmpadas de LED na iluminação pública dá mais segurança para a população, pois elas iluminam bem mais do que as de vapor de sódio. Vias mais iluminadas são mais seguras para a população. Além disso, lâmpadas de LED são mais econômicas. É por isso que apresentei essa Lei que foi aprovada pela Câmara e sancionada, para que os novos loteamentos e empreendimentos imobiliários já sejam feitos com lâmpadas de LED na iluminação pública”, destacou Eduardo.