Missa do Dia da CONSCIÊNCIA NEGRA na CASA DO INFINCADO, distrito de Genezaré, em Assaré acontecerá nesse próximo dia 22 de novembro

Blog do  Amaury Alencar


Acontecerá no dia 22 de novembro mais uma tradicional Missa do Dia da Consciência Negra em Assaré, que ira ser realizada na Casa do Infincado, localizada no Distrito de Genezaré. Este momento tem como objetivo manter viva a cultura e memória dos negros, pessoas fundamentais e  importantes para a construção e formação do nosso país.

A Missa a ser realizada entra na sua 11ª edição. Iniciaremos uma acolhida a todos os presentes a partir das 7:00 horas com grupos de manifestações culturais afro descendentes  e logo em seguida haverá a celebração da missa pelo padre Vileci Vidal, as 08 h da manhã. Após a missa teremos o lançamento do Cordel “Os Seres Nocivos do Meio Ambiente” de autoria do Poeta Cicero Batista, e continuaremos na programação com  apresentações e projetos culturais apoiados pela SECULT/ASSARÉ, a saber:
LANÇAMENTO DO CORDEL “OS SERES NOCIVOS DO MEIO AMBIENTE”;
APRESENTAÇÃO DO GRUPO DE MANEIRO-PAU;
RODA DE CAPOEIRA;
GRUPO DE CANTIGAS DE RODAS,
PEÇAS TEATRAIS DAS ESCOLAS PARTICIPANTES;

O evento é organizado pela CTP – Comissão Pastoral da Terra, pelo Padre Vileci Vidal, membro nato da Pastoral, pela Comunidade de Genezaré, pela Escola de Educação Infantil e Ensino Fundamental Joaquim Neco da Costa,  professora Cidália e seus familiares, seu Hélio Rodrigues proprietário da Fazenda do Infincado e de toda a comunidade circunvizinha com o total apoio da Gestão Assaré de Todos, através da Secretaria de Cultura, Turismo, Desporto e Lazer do município.

A missa para comemorar o dia DA CONSCIÊNCIA NEGRA foi idealizada pelo Padre VILECI VIDAL, membro da CPT (Comissão da Pastoral da Terra). A Fazenda do Infincado foi escolhida porque foi nela onde se registrou a maior concentração de escravos serviçais (domésticos) do Município de Assaré. Segundo Padre Vileci, o objetivo maior das comemorações do DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA na Fazenda do Infincado é chamar a atenção de toda a comunidade assareense e circunvizinha para  duas situações de agressão aos direitos humanos que ainda persistem, que são: a segregação racial pela discriminação sobre negros e índios, que ainda hoje não tiveram seus problemas amenizados por políticas públicas e a escravidão que continua nas áreas de latifúndios em vários estados brasileiros.

Salienta-se, ainda, que a Secretaria de Cultura de Assaré firmou uma parceria com o Padre Vileci para que tudo aconteça da melhor maneira possível.
Venha participar desse grande momento de fé e cultura no nosso município!