Sintufce reúne estudantes e servidores em Quixadá para debater o Future-se

Blog do  Amaury Alencar



A diretoria do Sindicato dos Trabalhadores das Universidades Federais no Estado do Ceará (Sintufce), representada pela coordenadora Geral, Keila Camelo; Wagner Pires, coordenador de Campi e Alrineide Pereira, coordenadora de Comunicação e Imprensa, visitou o campus da Universidade Federal do Ceará (UFC) em Quixadá. Na pauta do encontro, o debate sobre o Future-se.
A mesa redonda foi realizada na última terça-feira (08) no Centro de Convivência e contou com a participação de Wagner Pires, diretor do Sintufce, e de Tiago Coutinho, professor da UFCA e diretor da Adufc. Estudantes e servidores debateram o programa Future-se, proposta do MEC que cria mecanismos de privatização das universidades federais, a partir da parceria entre a União, universidades e organizações sociais. No encontro foi distribuído um panfleto produzido pelo Sintufce explicando o programa e desvendando as ameaças por ele impostas.



Para Wagner Pires, a adesão ao programa é uma séria ameaça ao futuro das universidades. “Nós que construímos as Universidades Federais devemos nos colocar contra este retrocesso e bradar aos quatro ventos: NÃO AO FUTURE-SE. Estudantes, professores e técnicos, unidos, devem mobilizar e apresentar à sociedade brasileira a grande verdade de que a educação superior é geradora de desenvolvimento, empregos e de algo que dinheiro nenhum no mundo paga: a realização dos sonhos de milhares de brasileiros que conseguiram entrar numa Universidade”, ratifica.

Outro assunto de destaque colocado em pauta durante os encontros com os TAE em Quixadá foi outra ameaça à carrega de servidores com o Decreto 9991/2019, que trata da Política Nacional de Desenvolvimento de Pessoas da administração pública federal direta, autárquica e fundacional, e regulamenta dispositivos da Lei nº 8.112/1990, quanto a licenças e afastamentos para ações de desenvolvimento, entre outros aspectos.

Assessoria de Comunicação 


Sertão Alerta