SEMA promove Festa Anual das Árvores 2023 e coloca as Mudanças Climáticas no centro dos debates

Blog do  Amaury Alencar
0

 


O Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria do Meio Ambiente e Mudança do Clima (SEMA),  realiza, no período de 26 de março a 1o de abril, FESTA ANUAL DAS ÁRVORES 2023 (FAA 2023). Em parceria com municípios cearenses, organizações do Terceiro Setor, universidades, escolas, movimentos ambientalistas e entidades privadas, serão realizadas diversas ações em todo o o território cearense, com o objetivo de conscientizar e sensibilizar a população sobre a importância das árvores para o equilíbrio da vida no planeta.

A titular da Sema, Vilma Freire, destaca que, a cada ano, é escolhido um tema para direcionar os trabalhos da Festa Anual das Árvores. Ela relata que,ao longo das últimas décadas, as atividades humanas vêm causando o aquecimento do planeta, gerando consequências desastrosas para todos os seres vivos. “Nesse contexto, as árvores são fundamentais para desacelerar as mudanças climáticas. Assim, o tema central da campanha de 2023 é: Árvores e Mudanças Climáticas”, disse.

Relatório da  Organização das Nações Unidas (ONU), datado de  2018, afirma que “para haver uma chance realista de manter o aumento da temperatura global abaixo de 1,5°C, teremos que remover o CO2 da atmosfera. “Portanto, o objetivo geral da FAA 2023 é divulgar a importância das árvores para o combate às mudanças climáticas, tendo como público-alvo, a população do Estado”, informa, o coordenador de Educação Ambiental e Articulação Social (Coeas/Sema), Ulisses Rolim.

Dos 184 municípios cearenses, 145 participarão diretamente da FAA 2023 com a realização de inúmeras atividades locais. Também participam, 30 escolas estaduais, seis Unidades de Conservação (UC) estaduais e centenas de  jovens integrantes do programa do Governo do Estado, Agente Jovem Ambiental (AJA).  Os AJAs  realizarão, simultaneamente, em diversas regiões do  Ceará, em um movimento coletivo, inúmeras  atividades de educação ambiental, com o objetivo de semear na população, a ideia da preservação das árvores para um mundo melhor.

Programação

A SEMA, como coordenadora da campanha, além de apoiar com materiais educativos e mudas de árvores, também  colabora na divulgação das ações locais, através das redes sociais e outros veículos de comunicação. A programação oficial da FAA 2023 pode ser conferida no site da SEMA: www.sema.ce.gov.br e ou nos nossos canais nas redes sociais.

 

SERVIÇO

Festa Anual das Árvores 2023

Período: 26 de março a 1o de abril de 2023

Postar um comentário

0Comentários
Postar um comentário (0)