PACUJÁ : SERÁ NESTE MAJESTOSO CENÁRIO DA IGREJA MATRIZ DE SÃO JOÃO BATISTA, QUE NASCERÁ A CADEIA PRODUTIVA DO ARTESANATO DA PALHA DA CARNAÚBA E DO COURO, COM A PRESENÇA DE VÁRIAS AUTORIDADES ESTADUAIS.

Blog do  Amaury Alencar
0



Amanhã, dia 15 de Julho de 2021, a Igreja Matriz de São João Batista, cidade de Pacujá, Zona Norte do Ceará, será o cenário do nascimento da Cadeia Produtiva do Artesanato da Palha da Carnaúba e do Couro, que ficará registrado nos Anais da História Pacajuense, como um dos mais extraordinários feitos em benefício social de dezenas de famílias, que irá gerar ocupação e renda, essa atividade é forte no seio da sociedade local, o município respira essas duas vertentes do artesanato sendo o da palha, ecologicamente correto, a mais popular.
PROGRAMAÇÃO: 17h - Missa em Ação de Graças, celebrada pelo Pároco Pe. JOÃO JESUÍNO MARQUES (grande incentivador desse feito), na intenção dos artesãos e diversas pessoas que contribuíram diretamente para êxito desse momento: Dr. ANDERSON PALÁCIO (Assessor Especial do Governo junto à Casa Civil), Dra. TICIANE GOMES (coordenadora da CEART - Central de Artesanato do Ceará) e técnicas do referido Órgão Estadual: IVONE e LARISSA FEITOSA DOS SANTOS, jornalistas da TV Diário ROBERTA KELLY DE SOUZA BRITO, ÁLVARO DELANO RIOS DE MORAIS, FRANCISCO WANDENBERG ALVES BELÉM, AMAURY DE ALENCAR (blog Amaury de Alencar) MATHEUS ALENCAR (site Matheus Alencar Repórter Cariri), que estarão ligados via INTERNET neste momento solene, o jovem ambientalista ELENILSON GOUVEIA DE CARVALHO, que arregaçou as mangas de forma extraordinária mostrando em pouco espaço de tempo, um trabalho extraordinário jamais visto nesse setor em Pacujá, CÉLIA MARIA DE OLIVEIRA (Pastoral da Criança) líder do grupo do artesanato da palha, vem prestando relevantes serviços sociais em Pacujá, JOSEMILTON DAMIÃO DA COSTA (líder do grupo do couro) e demais pessoas que de forma indireta vem contribuindo para o êxito desse setor produtivo.
17h e 40min: DEMONSTRAÇÃO DAS ARTESÃS NA ARTE DO TRABALHO COM A PALHA e as 17h e 50min, o tão esperado momento, a ENTREGA das CREDENCIAIS ou seja a CARTEIRA DO ARTESÃO, pela equipe técnica da CEART, tenda a frente a Coordenadora Estadual Dra. TICIANE GOMES.
A Coordenadora Diocesana da Pastoral da Criança BENEDITA ELISÂNGELA GONÇALVES DA SILVA e a empresária DIONE PONTES, organizadora da FEIRINHA DOS EMPREENDEDORES, estarão prestigiando o evento que contará com a presença do Prefeito RAIMUNDO FILHO, 1ª Dama ALANA PINTO ABREU e secretários municipais, Presidente da Câmara Vereador BRAZ e Vereador/Profº BRITO JÚNIOR e Profª RITA BENJAMIN representando o Grupo Técnico Pro Serrinha Unidade de Conservação Estadual um braço forte para o fortalecimento do turismo local e regional.
A recém empossada Secretária do Turismo e Cultura de Pacujá, THALITA MIRANDA brinda o acontecimento como um MARCO no município de Pacujá, o evento será um reforço complementar para as atividades de cunho social, cultural e turístico, a Cadeia Produtiva do Artesanato da Palha da Carnaúba (ecologicamente correto) e do Couro será de extrema importância dentro da consolidação do desejo do município para integrar a Região Turística do Mapa do Turismo Brasileiro, teremos um setor andando com suas próprias pernas, o que depender da municipalidade faremos a coisa acontecer, daremos nosso apoio indireto por entendermos que, estará assegurado a OCUPAÇÃO e a GERAÇÃO DE RENDA o que saudamos com entusiasmo. Me sinto, deveras feliz, ao assumir a pasta do Turismo e da Cultura e já me deparar com um acontecimento dessa magnitude em nosso município. Saúdo todos àqueles que de maneira direta interferiram para consolidar o grupo nasce forte, com a apoio técnico da CEART não teremos dúvidas, Pacujá em pouco tempo se transformará na CAPITAL NORDESTINA DO ARTESANATO A PALHA DA CARNAÚBA, aqui respiramos o artesanato e precisamos valorizar o setor em nome do bem estar social coletivo e do progresso material, ambiental, social, cultural e turístico de Pacujá! 
A CARNAUBEIRA é uma Árvore Nativa da Caatinga, símbolo dos estados do Ceará e Piauí e do Município de Pacujá, está no Altar da Igreja Matriz de São João Batista nesta cidade, as Carnaubeiras bem representadas através de um belo painel e na bandeira do município.

Postar um comentário

0Comentários
Postar um comentário (0)