Governo Federal decide vender 100% dos Correios

Blog do  Amaury Alencar
0

 

A estatal será vendida no modelo leilão tradicional (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)
A estatal será vendida no modelo leilão tradicional (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

O Governo Federal, por meio do Ministério da Economia, decidiu pelo modelo de privatização total dos Correios. Com isso, a estatal deve ser totalmente vendida para o capital privado.


A informação é de reportem do jornal O Globo, que trouxe que Diogo Mac Cord, o secretário especial de Desestatização, Desinvestimento e Mercados do Ministério da Economia, mira em realizar essa venda do controle total da empresa no formato de leilão tradicional.

Recentemente, O POVO mostrou que as 27 estatais não dependentes do Governo Federal apresentaram um corte no quadro de funcionários efetivos de 26,96% em quase oito anos. As empresas estão incluídas dentre aquelas que possuem geração própria de receita para pagar suas despesas. Exemplos são: Banco do Brasil, Banco do Nordeste (BNB), BNDES, Caixa Econômica Federal, Eletrobras, Companhia Docas do Ceará, Petrobras e os próprios Correios.

De 2013 até março deste ano a quantidade de colaboradores efetivos caiu de 501.367 para 366.163. Os dados são do Ministério da Economia, por meio do Panorama das Estatais, com informações cadastradas no Sistema de Informação das Estatais (Siest) e no Sistema Integrado de Planejamento e Orçamento (Siop).

Dentre as grandes estatais, a Petrobras saiu de 60.687 para 39.613 efetivos em quase oito anos, representando um enxugamento de 34,72% no quadro de pessoal. Separadamente, os cortes se repetem no Banco do Brasil (18,58%), Caixa Econômica Federal (16,68%), Correios (25,80%) e na Eletrobras (26,12%).

                    o Povo 

Postar um comentário

0Comentários
Postar um comentário (0)