A tradicional festa da padroeira de Santana do Cariri, Senhora Sant’Ana, é realizada sempre no período de 16 a 26 de julho. É uma festividade popular marcada por diversas manifestações de fé, com a realização de novenas e procissões, manifestações culturais, com quermesses e apresentações, além de promoções para arrecadação de fundos em vista da manutenção das atividades paroquiais.

Neste ano de 2021, no período de 07 a 12 de julho, foi realizada a pré-festa da padroeira, com peregrinação da imagem de Senhora Sant’Ana pelas comunidades rurais e sede do município. Missionários da Paróquia acompanharam as visitas realizando breves momentos de oração nas capelas e algumas residências. Na ocasião, os paroquianos de Senhora Sant’Ana manifestaram sua devoção a avó de Jesus Cristo, preparando altares nas janelas, ofertando flores e também fazendo orações e doações diversas.

A festividade será iniciada no dia 16 de julho, sexta-feira, com Santa Missa às 9h, no Santuário de Benigna, no Bairro Inhumas e Celebração Eucarística na Matriz às 19h. Haverá também o hasteamento da bandeira. No período de 17 a 25, serão realizadas celebrações às 11h da manhã, na Igreja Matriz; às 18h20 recitação do Terço, 19h Novena, pregação e Bênção do Santíssimo Sacramento e em seguida apresentações artísticas através de lives. No dia 26, solenidade de Senhora Sant’Ana e São Joaquim, haverá Celebração Eucarística às 7h, às 9h e 16h. Neste dia, a imagem da padroeira percorrerá as ruas da sede do município, após a última missa do dia.

A participação dos fiéis nas Missas está limitada a 50% da capacidade da Igreja. Serão também adotadas as medidas de higiene e obrigatoriedade do uso de máscara, como formas de prevenção à Covid-19.

Toda programação será transmitida pelas páginas da Paróquia no Facebook (Paróquia Senhora Sant’Ana – Santana do Cariri / Jovem Benigna ) e pelo canal do YouTube (Paróquia Senhora Sant’Ana – Santana do Cariri-CE). As rádios locais (Santana FM, 104.9 e Vale do Buriti FM, 95.9) também farão a transmissão dos momentos da festividade.

Como promoções em prol da Paróquia será realizada diariamente uma quermesse delivery, com venda de comidas típicas. Está sendo também realizada a venda de camisas e máscaras, campanha dos envelopes, campanha com os filhos ausentes e acontecerá um grande sorteio de prêmios no dia 25, última noite do novenário, revelou padre Paulo Lemos Pereira a reportagem do Blog do Amaury Alencar. 

               a Reportagem, o  prefeito Samuel Garcia, enfatizou que a festa de Senhora Santa Ana externa a fé e a devoção que a população  tem a santa padroeira, além de ser um momento forte e  marcante onde todos os fiéis e devotos cumprem o rito do pagamento de promessas, oram e pedem graças, pontuou o gestor.  Por isso, estamos dando total apoio a nossa paróquia pontuou ele.