Ceará terá praias monitoradas com fotografias do público nas redes sociais

Blog do  Amaury Alencar
0

 


.O Ceará terá seu projeto de CoastSnap. Trata-se de uma iniciativa criada na Austrália, que aqui será chamada de CoastSnap Ceará.

Trata-se de um projeto de monitoramento comunitário de praias através da captura de imagens por usuários. O projeto se utiliza do fluxo de pessoas (cidadãos e turistas) que visitam pontos específicos da costa (comunidades/frequentadores) e aproveitam a oportunidade para capturar fotos do litoral em estruturas específicas (pontos de precisão). Após isso, os usuários compartilham nas redes sociais com as hashtags específicas do projeto e as fotos podem ser utilizadas para calcular as taxas de mudança na posição da linha de costa, como o avanço e recuo do mar.

O banco de dados do monitoramento poderá fornecer previsões sobre a resposta da praia frente às mudanças ambientais e às formas de uso e ocupação.

A ideia é que, nos próximos anos, todo o litoral do Ceará possa ser monitorado de forma inovadora e com baixíssimo custo com o apoio de todos. Essa abordagem é chamada de ciência cidadã e visa o engajamento popular para o cuidado com as praias e produção de dados científicos. Assim, políticas públicas podem ser executadas com maior precisão.

A estação piloto está localizada na Praia do Pacheco (#CoastsnapPacheco), município de Caucaia, ao lado do La Suite Praia Hotel, e faz parte dos trabalhos do aluno de Mestrado em Geografia do PROPGEO/Uece, Melvin Leisner, que é orientado pelo professor Davis Pereira de Paula, que também faz parte da Coordenação do Núcleo Costeiro do Planejamento Costeiro e Marinho do Ceará.

Em um futuro próximo espera-se que todos os 20 municípios da Linha de Costa do Ceará tenham estações do CoastSnap Ceará.

O método permite o monitoramento das variações espaço-temporais da linha de costa através da utilização de fotografias que são capturadas a partir de estações instaladas em pontos específicos do litoral. Dessa maneira, o CoastSnap Ceará parte de uma proposta de monitoramento comunitário do litoral baseado em fotografias que são compartilhadas por diversos meios (facebook, instagram, twitter, whatsapp e e-mail) por munícipes e turistas que visitam as estações do projeto, o usuário pode ainda apontar a câmera do seu celular para os QR Codes presentes na placa e assim ser direcionado para os nossos meios de contato.

Postar um comentário

0Comentários
Postar um comentário (0)