Mostra Corpos em Fluxo debaterá tema “Direito à Cidade” de 24 a 29 de maio

Blog do  Amaury Alencar
0

 

A Mostra Corpos em Fluxo, que será realizada de 24 a 29 de maio, apresentará em formato não competitivo, videodança e videoperformance. Além de mesas de vivências, debates e fóruns de experiências. O evento é uma realização do Coletivo Camaradas e da Organização Caldeirão das Danças junto ao, projetos localizados em Crato, na região do Cariri. Em sua terceira edição, desta vez será exposta em configuração online, devido à pandemia causada pela covid-19.

A ação terá entre seus participantes, grandes nomes do cenário artístico nacional, que harmonicamente irão debater sobre o tema “Corpos e Movimentos e o Direito à Cidade”. Para Júnior Pessoa, um dos organizadores do evento, a mostra proporcionará “momentos ímpares nas vidas dos artistas, grupo e coletivos que venham à ocasião”. O foco, para ele, é ter empatia e somar.

A necessidade em trazer temas relevantes às atuais discussões, como políticas culturais e políticas públicas para comunidades e periferias, fez com que os organizadores do evento levantassem um olhar minucioso acerca dos tópicos a serem debatidos durante o Corpos em Fluxo. Para além, questões sobre vivências dentro do universo artístico serão expostas.

“Nossa intenção é tornar acessível, revelar, difundir, produzir e promover a cena da videodança, das intervenções e da videoperformance sobre os caminhos de parcerias, fomento, pesquisa e criação. Transmitiremos afeto, arte e educação com democracia de fala para todos os cantos”, aponta Júnior Pessoa.

A Mostra conta ainda com a parceria do Coletivo Ensaio Aberto e o Território Criativo do Gesso, faz parte da premiação pela Secretaria de Cultura do Ceará – Secult, através da Lei Aldir Blanc. As mesas de vivências e debates serão transmitidas às 19h no Youtube do Coletivo Camaradas e Facebook do Caldeirão das Danças.

Já o Fórum Corpo e Cidade será realizado no dia 29 de maio às 15h e trará como participantes, fazedores culturais, gestores, membros de terreiros, representantes de associações do Cariri e membros atuantes do Território Criativo do Gesso.

 

Escolha dos vídeos

A organização da Mostra recebeu entre os dias 24 de abril e 04 de maio, vídeos com duração de até 3 minutos com temas livres, sendo inéditos ou não. As produções foram enviadas de diversas cidades do território brasileiro e 10 foram selecionados.

 

Importância para a cultura

A Mostra Corpos em Fluxo expõe grande relevância à conjuntura cultural caririense, em meio a uma crise sanitária que impossibilita o contato físico e as manifestações presenciais. Trará discussões aprofundadas em relação às produções artísticas e suas formas de composição, além dos debates ao direito à cidade.

“A Mostra vai ser importante para abrir o diálogo, vai possibilitar que os artistas de diversas regiões do Brasil possam se comunicar, trocar experiências sobre como seguiram com suas produções, como está a sua forma de atuar na comunidade e dialogar sobre o levar a cultura a muitos que nem tem acesso”, afirma Júnior.

Os artistas que há mais de um ano se encontram sem eventos físicos, “se reinventaram, construíram ações solidárias. Então, é um momento que além de falar de cultura, fala de pessoas”, conclui Júnior.

 

Programação Mesa de vivências e debates:

 

24/05/2021 - Movimento Corpo Cidade Performance

Participantes:

Mônica Galvão (São Paulo, SP)

Beatriz Cruz (São Paulo, SP)

Silvia Moura (Fortaleza, CE)

Alexandre Lucas (Crato, CE)

Mediação de Andeciele Martins (Crato, CE)

 

26/05/2021 - Corpos excluídos e as pedagogias da transformação

Participantes:

Katiana Pena (Fortaleza, CE)

Gerson Moreno (Itapipoca, CE)

Wihalley Januário (Exu, PE)

Ticiana Ferreira (Crato, CE)

Mediação de Ricardo Alves (Crato, CE)

 

27/05/2021 - Danças, telas, comunidades e a pandemia

Participantes:

Felipe Alves (Natal, RN)

Antônio Barbosa/Baiano (Juazeiro do Norte, CE)

Flávio Rocha (Crato, CE)

Mediação de Junior Pessoa (Crato, CE)




Postar um comentário

0Comentários
Postar um comentário (0)