Candidatura de Tasso à Presidência prejudica desempenho de Ciro no Ceará, diz pesquisa - Blog Amaury Alencar - O Mais completo do Interior do Ceará

Blog Amaury Alencar - O Mais completo do Interior do Ceará

O Blog mais completo do interior do Ceará com compromisso com a notícia.

Post Top Ad

ANUNCIE AQUI

24/05/2021

Candidatura de Tasso à Presidência prejudica desempenho de Ciro no Ceará, diz pesquisa

 

Tasso Jereissati é cotado para disputar a Presidência da República em 2022 (Foto: Marcos Oliveira/Agência Senado)
Tasso Jereissati é cotado para disputar a Presidência da República em 2022 (Foto: Marcos Oliveira/Agência Senado)

Uma eventual candidatura do senador Tasso Jereissati (PSDB-CE) à Presidência da República prejudica o desempenho do ex-ministro Ciro Gomes (PDT) no Ceará, berço político de ambos. O dado foi obtido a partir de pesquisa da consultoria Atlas, feita apenas entre eleitores do Estado, divulgada nesta segunda-feira, 24, pelo jornal Valor Econômico (veja os números no quadro ao fim da matéria).

A consultoria avaliou dois cenários; com e sem Jereissati numa eventual disputa presidencial. Sem Tasso entre os presidenciáveis, Ciro aparece empatado tecnicamente com o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) na segunda posição, com 23,3% e 22,1%, respectivamente. Ambos atrás do ex-presidente Lula (PT) que tem 50,8% das intenções de voto do eleitorado cearense

Já quando a pesquisa introduziu o nome do senador cearense nas opções, o desempenho de Ciro foi menor com 18,4% das intenções de voto. Bolsonaro manteve a segunda posição com 22% e Lula seguiu em primeiro, desta vez com 48,9%. Tasso figurou em 4° lugar com 9,1%. O levantamento foi realizado entre os dias 14 e 21 de maio em pesquisa online por meio de convites randomizados. A margem de erro é de três pontos.

Nas últimas semanas, Tasso começou a circular como uma das possibilidades do PSDB para a disputa pelo Planalto em 2022. Além dele, os governadores João Doria (SP) e Eduardo Leite (RS) são cotados para representar os tucanos.

Com mais de seis milhões de eleitores, o Ceará é o oitavo maior colégio eleitoral do País e o único Estado onde o presidente Bolsonaro não figurou em uma das duas primeiras posições no pleito de 2018. 


Cenário 1: intenção de voto para presidente no Ceará (sem Tasso)

- Lula: 50,8%
- Ciro: 23,3%
- Bolsonaro: 22,1%
- João Doria: 2%
- Branco / nulo: 1,9%


Cenário 2: intenção de voto para presidente no Ceará (com Tasso)

- Lula: 48,9%
- Bolsonaro: 22%
- Ciro: 18,4%
- Tasso: 9,1%
- Branco / nulo: 1,6%

                                      ( O povo) 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Post Bottom Ad

Pages