Assembleia Legislativa do Ceará cria Centro Inclusivo para Atendimento e Desenvolvimento Infantil

Blog do  Amaury Alencar
0

 




Com foco na ampliação das ações de inclusão, a Assembleia Legislativa do Ceará aprovou projeto de resolução da Mesa Diretora que institui o Centro Inclusivo para Atendimento e Desenvolvimento Infantil (Ciadi) e cria a Célula de Psicopedagogia do Departamento de Saúde e Assistência Social da AL.

O presidente da AL, Evandro Leitão (PDT), ressalta que “o Centro tem como objetivo oferecer assistência especializada para crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e com Síndrome de Down, visando a inclusão, bem como o desenvolvimento das crianças atendidas”.

O Centro, que tem previsão de inauguração no mês de junho, realizará atendimento de crianças de famílias de servidores da AL e de comunidades vulneráveis do entorno da Casa. Iniciativa vinculada à Presidência da AL e às ações da primeira-dama do Legislativo, a fonoaudióloga Cristiane Sales Leitão, o Centro será formando por equipes multidisciplinares.

Os atendimentos às crianças serão mediados por dois órgãos: a Célula de atendimento em Transtorno do Espectro Autista e a Célula de atendimento em Síndrome de Down. As abordagens focadas na inclusão, desenvolvimento e reabilitação serão realizadas por profissionais de Educação Física, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Pedagogia, Psicologia, Psicomotricidade, Psicopedagogia e Terapia Ocupacional.

Evandro Leitão enfatiza a relevância da aprovação do projeto de resolução 08/21 pelos parlamentares da Casa, reiterando que a inclusão é uma pauta urgente da sociedade. “Queremos desenvolver plenamente essas crianças, potencializando suas atividades cognitivas, funcionais e posturais”, destaca o presidente da AL.

Ele salienta ainda o trabalho realizado pelo programa Mundo Azul, da AL, voltado para crianças com Transtorno do Espectro Autista. Recentemente, o Mundo Azul teve a capacidade e faixa etária de atendimento ampliadas, de 40 para 80 crianças e de 12 para 16 anos.

Com a instituição do Centro Inclusivo para Atendimento e Desenvolvimento Infantil (Ciadi), a AL passa a oferecer atendimento especializado e de qualidade também para crianças com Síndrome de Down.

CÉDULA DE PSICOPEDAGOGIA

O projeto de resolução da Mesa Diretora também criou a Célula de Psicopedagogia, vinculada ao Departamento de Saúde e Assistência Social da AL, como forma de ampliar os serviços de saúde ofertados pela AL.

A Célula promoverá diversas ações, como projetos socioeducativos, assessoramento de profissionais do Departamento, participação em equipes multiprofissionais, trabalho psicopedagógico com idosos, criação de ações preventivas para promover aprendizagem e o desenvolvimento das potencialidades dos sujeitos e instrumentalizar equipes gestoras com métodos e estratégias de atuação.

A estruturação da Célula de Psicopedagogia busca viabilizar a melhoria da qualidade de vida de crianças, adolescentes e adultos atuando nas relações com a aprendizagem, colaborando para o desenvolvimento humano e para a saúde mental dos indivíduos.

(*) Com informações da Assembleia Legislativa do Ceará

Postar um comentário

0Comentários
Postar um comentário (0)