Governador Camilo Santana vai criar Secretaria de Modernização e Inovação para o pós-pandemia

Blog do  Amaury Alencar
0

 


FORTALEZA, 16-12-2020: Fotos do economista Celio Fernando para o especial de Ano Novo/ Perspectivas. (foto: Bárbara Moira) (Foto: Barbara Moira)
FORTALEZA, 16-12-2020: Fotos do economista Celio Fernando para o especial de Ano Novo/ Perspectivas. (foto: Bárbara Moira) (Foto: Barbara Moira)

O Governo do Ceará vai criar a Secretaria Executiva de Modernização e Inovação para a Pós Pandemia para acelerar esforços para retomada da economia no Estado. À frente da pasta, que será ligada à Casa Civil, ficará o economista Célio Fernando Bezerro de Melo. Em entrevista à rádio O POVO CBN, Célio explicou que o objetivo do novo cargo é planejar, articular e integrar as ações que estão sendo tocadas pelas diferentes secretarias do Estado para trazer maior modernização e eficiência para a máquina pública.

“Estamos em um momento de muita crise, o desemprego está aumentando, a fome tem aumentado, tem muita coisa. É um momento que eu tenho colocado que juntos podemos vencer. No pós-pandemia, você não chega no outro dia e faz as coisas. Principalmente dentro de um Estado, que tem saúde, tem educação, segurança pública e que são, digamos assim, dentro de um outro estágio, estamos indo para dentro de um Estado mais 4.0.”


Apesar de articular ações, ele reforça que a pasta não vai se sobrepor ao trabalho que já vem sendo tocado pelas secretarias. Atuaria mais como uma espécie de assistência técnica aos projetos. “Tem vários projetos importantes sendo tocados no Governo. Vamos consolidar essa agenda e apresentar ao Governo. Algumas coisas podem ser mais prioritárias ou não.”

Dentre as iniciativas que já estão em curso e que podem ajudar a impulsionar a retomada da economia ele citou as ações de simplificação e desburocratização na atração e promoção de investimentos que vem sendo tocados no âmbito da Secretaria de desenvolvimento e Trabalho (Sedet), a digitalização de processos na Secretaria de Planejamento (Seplag) e os Distritos de Inovação na área da Saúde, tocado pela Secretaria da Saúde. 

"São agendas corretas. No caso do Distrito de Inovação de Saúde, do secretário Cabeto, não é nenhuma novidade, mas diante da pandemia teve aí um colapso muito grande na saúde, uma situação muito difícil com a crise que a gente ainda está vivendo. E como tocar um projeto desse de médio e longo prazo? Então, provavelmente, a Casa Civil vai estar articulando junto com o governador para ver quais são as prioridades e o que é necessário para dar celeridade."

Esta não é a primeira participação de Célio Fernando no Governo do Estado. Ele já havia participado, de forma voluntária, de projetos como o Ceará 2050, das discussões sobre a reforma previdenciária e da organização da holding de ativos do Estado. 

                                      O Povo 

Postar um comentário

0Comentários
Postar um comentário (0)