Formação online capacita profissionais do Cariri para atuação com restauração ecológica

Blog do  Amaury Alencar
0

 


                                    Foto Divulgação 

Profissionais da região do Cariri, que trabalham ou desejam atuar em restauração ecológica na Chapada do Araripe, agora contam com oportunidade de uma capacitação gratuita. Estão abertas, até a próxima segunda-feira (03), as inscrições para o Curso Online de Restauração Ecológica para a Caatinga, promovido pelo Centro de Pesquisas Ambientais do Nordeste (Cepan). A formação exclusiva se debruça sobre fundamentos, metodologias e teorias acerca da restauração ecológica no bioma.

Serão ao todo 40 vagas disponíveis, sendo 60% delas dedicadas ao público feminino. Podem participar pessoas que executam ou desejam aprender a realizar atividades de restauração ecológica – a exemplo de diferentes métodos de restauração e também implementação de sistemas agroflorestais – como instituições ambientais, ONGs, proprietários de terra com áreas disponíveis para restauração, agricultores, entre outros. A oportunidade é exclusiva para público da região do Cariri, abrangendo cidades das demais regiões do Estado, e também do Sertão de Pernambuco, Paraíba e Piauí.

Através do projeto, a instituição visa recuperar o capital natural dos ecossistemas locais em consonância com capacitação e inserção de diferentes atores sociais da cadeia de restauração florestal da região no processo. Há mais de 20 anos protagonizando o Nordeste na restauração dos ecossistemas brasileiros, é a primeira vez que o Cepan realiza uma formação técnica específica para o bioma Caatinga.

“Percebemos que a temática não é tão amplamente difundida na região. Esperamos mobilizar atores sociais para aprenderem mais sobre o tema e, possivelmente, auxiliarem em projetos realizados na região da Chapada do Araripe”, explica Emanuelle Souza, analista de projetos do Cepan.

Curso

Promovido pelo Núcleo de Formação em Ciência & Tecnologia do Nordeste, braço formativo do Cepan, o curso integra as atividades do Projeto de Recuperação de Áreas Degradadas na Chapada do Araripe, iniciativa planejada e executada pela instituição desde abril de 2020. A proposta do projeto é recuperar 100 hectares de vegetação nativa no interior da Área de Proteção Ambiental (APA) Chapada do Araripe e no entorno da Floresta Nacional (FLONA) do Araripe-Apodi.

O curso acontece virtualmente entre 17 de maio e 18 de junho, com aulas pré-gravadas e em tempo real, ministradas por equipe técnica especializada. Serão repassados conteúdos a respeito da Caatinga e especificidades do bioma; fundamentos e metodologias de Restauração Ecológica; componentes e sistemas para o planejamento e execução das atividades, e orientações sobre como preparar uma ação de restauração.

As inscrições serão analisadas e os selecionados para o curso serão divulgados no dia 10 de maio, sendo de forma gratuita e acontecendo através de um formulário online.

O curso, bem como todo o projeto de Recuperação de Áreas Degradadas na Chapada do Araripe, tem apoio do Projeto GEF Terrestre, Fundo Brasileiro para a Biodiversidade (FUNBIO), Grupo Interamericano de Desenvolvimento (BID) e Ministério do Meio Ambiente (MMA).

Serviço

Curso Online de Restauração Ecológica para a Caatinga
Aulas: 17 de maio a 18 de junho
Inscrições: 12 de abril a 3 de maio – http://bit.ly/CursoCaatinga
Divulgação dos selecionados: 10 de maio
Dúvidas ou mais informações: araripe@cepan.org.br | (81) 99285.2274

                            ( Badalo) 

Postar um comentário

0Comentários
Postar um comentário (0)