Covid-19: Sicredi doa capacetes Elmo para o Hospital de Tauá

Blog do  Amaury Alencar
0

 



A agência da Sicredi em Tauá entregou na tarde de hoje(28), dois capacetes Elmo para o tratamento de pacientes internados no Hospital Dr. Alberto Feitosa Lima infectados pela Covid-19. A instituição já doou R$ 50 mil para a compra de capacetes Elmo e realiza campanha de arrecadação de dinheiro para a compra de novos equipamentos a serem distribuídos em várias unidades de saúde do Estado do Ceará. 

Os dois capacetes Elmo com os acessórios foram entregues pelo gerente da agência de Tauá, Françuá Bastos, o Assistente de Negócios, Felipe Rebouças e servidora do Caixa, Samara Freitas. O Diretor do Hospital Dr. Jaimir foi representado pela técnica Ana Cássia. Os equipamentos já estão em condições de serem utilizados em caso de necessidade.

Campanha

Quem desejar fazer doações em dinheiro para a compra de mais capacetes Elmo poderá utilizar as ferramentas digitais ou procurar na agência da Sicredi de Tauá, na Av. Odilon Aguiar, próximo a Igreja Matriz.

Dados bancários

Instituição Financeira: Sicredi
Agência: 2301
Conta corrente 12004-9
CNPJ/Pix: 10.942.070/0001-12.

Hospital Dr. Alberto Feitosa Lima passa a contar com 18 capacetes Elmo

Com os dois capacetes doados pela Sicredi, o Hospital Dr. Alberto Feitosa Lima passa a contar com 18 equipamentos, sendo 12 enviados pelo Governo do Estado, 2 cedidos pela Prefeitura de Quiterianópolis, após contato mantido entre as prefeitas, Patrícia Aguiar e Dra. Priscila Barreto, e os demais doados por familiares de pacientes que foram internados na unidade de saúde. O equipamento custa em média R$ 2.100,00.

O Diretor do Hospital Dr. Jaimir Bósio disse ao Blog do Wilrismar que os capacetes Elmo tem evitado intubações de pacientes e maior praticidade no manuseio pela equipe médica. Como o capacete possui estrutura em plástico só suporta a utilização por 3 ou 4 vezes, mas o Hospital dispõe do material para a substituição e deseinfecção, viabilizando o reúso do equipamento.

Além dos capacetes Elmo, o Hospital conta com 25 respiradores, sendo 20 nas UTIs e outros 5, um deles cedido pela Prefeitura de Aiuaba, que podem ser usados em pacientes internados na Enfermaria-Covid. Dr. Jaimir diz que nem todos os pacientes internados na Unidade de Terapia Intensiva estão intubados, o que possibilita a utilização em pacientes que estão no isolamento. No Boletim Hospitalar divulgado hoje(28), não há ninguém intubado na Enfermaria. Já na UTI são em torno de 13 pacientes com respiração mecânica, afirmou o Diretor do Hospital.

Saiba mais sobre o Capacete Elmo

O Elmo é um capacete de respiração assistida genuinamente cearense, não-invasivo e mais seguro para profissionais da saúde e pacientes. Criado em abril de 2020 em uma força-tarefa que envolve uma parceria público-privada, a partir de força-tarefa que envolve Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Saúde, Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP/CE) e Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap), além da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec), com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai/Ceará), e ainda Universidade Federal do Ceará (UFC) e Universidade de Fortaleza (Unifor).

O equipamento inovador surgiu como um novo passo para o tratamento de pacientes com insuficiência respiratória aguda hipoxêmica por Covid-19. O Elmo envolve toda a cabeça do paciente. Ele é fixado no pescoço com uma base que veda a passagem do ar. Aplica-se um fluxo de gases medicinais com oxigênio (O2) e ar comprimido capaz de gerar uma pressão positiva (acima da pressão atmosférica). Essa pressão ajuda em situações em que o pulmão está com dificuldade de oxigenação.

Assista ao vídeo sobre o uso do Capacete

 


 

 

 

 

 

 

 

  


                                                  Wilrismar Holanda 

Postar um comentário

0Comentários
Postar um comentário (0)